Leve o cartão multibanco no smartphone

MBWAY_RGB_positivo para siteNuma altura em que a Apple lança nos EUA o sistema de pagamentos electrónicos Apple Pay, também a SIBS apresentou no mercado português uma aplicação de pagamentos móveis que permtirá substituir os cartões de plástico pelo smartphone. Chama-se MB Way e estará disponível a partir de Abril de 2015.

A aplicação móvel MB Way permitirá fazer compras online ou presenciais nos comerciantes aderentes, utilizando apenas o número de telemóvel ou o e-mail do utilizador. No fundo, a aplicação permitirá aos utilizadores transportarem um ou vários cartões bancários (de débito ou crédito) – desde que estejam associados ao serviço – no seu smartphone.

Para realizar pagamentos presenciais, os utilizadores terão apenas que indicar o seu número de telemóvel ou contacto de e-mail ao comerciante, que os poderá introduzir num tablet, por exemplo. A partir desse momento, o utilizador receberá uma notificação no seu próprio smartphone, onde deverá confirmar a operação e introduzir o código de autenticação (PIN). Após estes passos, o comerciante será notificado no seu tablet de que a operação foi concluída. “O serviço é totalmente seguro porque o utilizador não tem de partilhar os seus dados bancários com o comerciante”, explica a SIBS em nota de imprensa.

Para reforçar a segurança, o utilizador poderá ainda definir um montante máximo de utilização diário. Em caso de perda ou roubo do seu smartphone pessoal onde está instalada a aplicação, poderá ainda pedir o cancelamento do serviço MB Way.

O MB Way permitirá ainda fazer compras em lojas online, bem como transferências bancárias instantâneas entre utilizadores da app, seguindo praticamente os mesmos passos que terão que ser dados para efectuar pagamentos.

De acordo com Luís Flores, administrador do Grupo SIBS, o objectivo da aplicação passa essencialmente por facilitar o processo de compra aos consumidores, mas também por dar aos comerciantes a possibilidade de criarem novas experiências de compra, através da integração das novas tecnologias em ambiente de loja. «Há duas tendências que estão na origem deste lançamento: a omnipresença dos smartphones nas nossas vidas e a convergências das experiências de compra», afirmou o responsável, no evento de apresentação do MB Way, que decorreu em Lisboa. «Vamos integrar estas experiências de compra, sejam elas online ou presenciais», acrescentou.

Depois de mais de um ano de gestação, a aplicação entra agora no período de testes e será progressivamente alargada aos clientes dos bancos aderentes via convite – até ao momento, a SIBS assinou parcerias com a Caixa Geral de Depósitos, BPI, Millennium bcp, BBVA, Santander Totta, Montepio, Novo Banco, BPI, Banco Best, Banco Popular, Banif e Crédito Agrícola. No entanto, a versão final só estará disponível (para dispositivos iOS e Android) a partir de Abril do próximo ano, sendo que adesão ao serviço poderá ser feita através da rede Multibanco ou homebanking.

Texto de Daniel Almeida

 

Artigos relacionados