Levantamentos no Multibanco descem, compras via MB Way sobem

Na última semana, a SIBS registou uma quebra acentuada no número de transacções realizadas através da rede Multibanco: menos 44 pontos em termos de compras e menos 49 pontos no que respeita levantamentos, face à média antes da confirmação do primeiro caso de COVID-19 em Portugal.

A empresa acredita que as descidas reflectem as medidas implementadas pelo Governo e que implicam que um grande número de portugueses fique em casa. O número de compras e levantamento caiu para cerca de metade relativamente à média diária antes do primeiro caso.

Em comunicado, a SIBS informa que esta redução da frequência se fez acompanhar de um aumento do valor médio das compras e levantamentos de 21% e 25%, respectivamente. Quer isto dizer que os portugueses estão a ir menos vezes às compras mas a gastar mais dinheiro em cada transacção.

A SIBS sublinha ainda que o peso das compras via MB Way aumentou face ao registado antes da confirmação do primeiro caso. “Uma evolução que permite destacar a conveniência da utilização do MB Way para as compras, uma vez que permite que todos os pagamentos sejam efectuados ‘sem contacto’ com o terminal de pagamento”, frisa a empresa. Esta solução pode ser utilizada para pagar qualquer montante.

Tal como nas semanas anteriores, nota-se uma concentração de compras em super/hipermercados e farmácias/parafarmácias, sectores que passaram a representar mais de metade (54%) das compras efectuadas em Portugal.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...