“Let’s Explore”: Škoda estreia novo conceito rumo à electrificação

A Škoda anunciou um novo conceito de comunicação a nível internacional que reforça o compromisso da marca automóvel com a sustentabilidade e a inovação. “Let’s Explore” é o mote da estratégia da marca do Grupo Volkswagen na área da electrificação, que prevê o lançamento de nada menos do que seis modelos 100% eléctricos até 2026.

O conceito “Let’s Explore” pretende reflectir o processo de transformação que a Škoda tem vindo a concretizar nos últimos anos, ao nível da imagem – ainda o ano passado fez um rebranding, com a alteração do logótipo –, do posicionamento no mercado, do investimento em tecnologia e da alteração gradual do design dos seus modelos automóveis. Esta transformação irá culminar na electrificação da gama, que entra agora numa fase de aceleração que será decisiva para o futuro da marca checa.

Os modelos Enyaq iV, lançado em 2021, e Enyaq Coupé iV, apresentado ontem em Portugal e com lançamento previsto para Junho, são os dois primeiros a serem construídos na plataforma modular eléctrica (MEB) do Grupo Volkswagen e irão desempenhar um papel importante neste processo de transição para a mobilidade eléctrica. De resto, ambos os modelos serão alvo de uma actualização em 2025, por forma a reflectir a nova linguagem de design que será comum a todos os modelos eléctricos da marca no futuro.

Além disso, a Škoda tem previsto o lançamento de quatro novos modelos 100% eléctricos nos próximos três anos: em 2024, será lançado o “Compact”, um SUV compacto (com 4,5 metros de comprimento) que será a alternativa eléctrica ao Karoq e terá a designação oficial de Elroq; em 2025, chegará ao mercado o “Small” (ainda sem designação oficial), que será o modelo de entrada da marca no segmento dos eléctricos, com um preço de referência de 25 mil euros na Europa; em 2026, terá lugar o lançamento do “Combi”, um automóvel que será mais baixo do que um SUV tradicional, com uma aerodinâmica diferente; e, no mesmo ano, será revelado o “Space”, um SUV familiar que estará disponível nas versões de cinco e sete lugares.

Apesar deste avanço no plano de electrificação do portefólio, a Škoda garante que não irá abandonar, por enquanto, a aposta nos motores a combustão e nos modelos plug-in híbridos. Prova disso é o lançamento das novas gerações dos modelos Superb e Kodiaq e as actualizações dos modelos Kamiq e Scala, que terão lugar ainda este ano, bem como a renovação do Octavia, prevista para o próximo ano.

O objectivo desta estratégia passa por acompanhar o processo de transição dos próprios consumidores, alargando o portefólio a diversas opções que sirvam as diferentes necessidades do mercado. «Sabemos que os mercados vão evoluir a velocidades diferentes em termos de electrificação e há também a questão dos incentivos [fiscais], que tem um grande impacto. Mas estamos comprometidos com a sustentabilidade. Por isso, estamos a inovar nos automóveis a combustão, mas também na electrificação. A cada seis meses, teremos sempre algo novo para comunicar», afirmou Björn Kröll, director de Produto da Škoda, que esteve em Portugal para abordar a estratégia “Let’s Explore”.

O investimento da marca do Grupo Volkswagen na electrificação deverá totalizar 5,6 mil milhões de euros até 2027. De acordo com Björn Kröll, a expectativa é que as vendas de veículos eléctricos, que neste momento correspondem a cerca de 10% das vendas totais no mercado europeu, venham a representar 70% das receitas até 2030.

Novo conceito de design

Björn Kröll, director de Produto da Škoda

O design desempenha também um papel crucial no processo de transformação pela qual a Škoda tem passado e que quer transmitir ao mercado. «A estratégia não passa apenas por colocar motores eléctricos nos carros, mas também pela alteração de design. A nossa ideia é aproveitar ao máximo esta transformação, encarando-a como uma folha em branco. É isso que temos vindo a fazer», salientou Björn Kröll.

“Modern solid” é o conceito que passa, assim, a nortear toda a estratégia de design da marca, ancorada em valores como a robustez, a funcionalidade e a autenticidade. «Os nossos automóveis têm de ser espaçosos, mas com um alto nível de funcionalidade, ter um corpo sólido, elevada utilização de materiais reciclados no interior e integração de inovações tecnológicas, como os controlos hápticos, que estarão cada vez mais presentes», descreveu o director de Produto da Škoda. De resto, estes princípios de design serão particularmente notórios nos novos modelos 100% eléctricos que chegarão ao mercado nos próximos anos, garantiu.

Segundo o responsável, o objectivo desta nova linguagem de design passa por posicionar a marca junto de um novo segmento de consumidores, sem perder os valores e o ADN pelos quais é historicamente reconhecida e, sobretudo, sem deixar de ser uma marca mainstream, de volume. Não querem abdicar da base de clientes que construíram nos últimos anos, mas antes acompanhar a evolução do perfil dos clientes. Manter os valores como a tradição, a família, mas entrando em novos, como a digitalização.

“Exploradores contemporâneos” é o termo que a Škoda utiliza para definir o seu target group. «Não tem a ver com género, idade ou etnia, mas sim com atitude. São pessoas que procuram algo por explorar, que gostam de actividades ao ar livre e desportivas, mas também são focadas na família. Tem a ver com praticidade, funcionalidade, “value for money”, tudo valores da Škoda. Somos uma marca funcional, mas também emocional – são valores que não se excluem», frisa o responsável. E o conceito “Let’s Explore” é o que liga toda esta estratégia de uma forma coerente.

Mas qual tem sido o reflexo de toda esta transformação da marca no mercado português? De acordo Luís Mateus, director-geral da Škoda, a fabricante automóvel tem vindo a melhorar em todos os indicadores de Marketing. «A percepção da marca tem vindo a melhorar significativamente e o objectivo é continuar esse caminho», garantiu.

Depois da pandemia de Covid-19, da crise de semicondutores e da escassez de componentes (que ainda persiste), este investimento na transformação e reposicionamento da Škoda permitiram «prepará-la para o sucesso». «Temos batido valores históricos ao nível de satisfação dos clientes e dos concessionários. Vencemos cinco prémios de Carro do Ano, quatro deles consecutivos. Estamos no momento certo para colocar a Škoda no próximo nível e este processo de transformação faz o match perfeito com o que foi a estratégia da marca nos últimos quatro anos», concluiu Luís Mateus.

Veja as imagens do novo Škoda Enyaq Coupé iV:

Texto de Daniel Almeida

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