Letreiro da IKEA apagado. Montras e fachadas também entram em poupança

A iluminação comercial interior exterior das lojas IKEA em Portugal será desligada após o seu encerramento. Quer isto dizer que, assim que as portas se fecharem, o letreiro gigante com o logótipo da marca passa a ficar “às escuras”, bem como as fachadas e montras.

As medidas entram em vigor a partir deste fim-de-semana e são complementadas com outras propostas de poupança de energia: serão ainda feitos ajustes de temperatura em algumas zonas dos edifícios e, durante o Inverno, a IKEA irá reforçar a visibilidade dos produtos e soluções que permitem aos clientes reduzir os gastos de energia em casa.

Segundo Ana Barbosa, responsável de Sustentabilidade da IKEA Portugal, há já vários anos que a marca está comprometida com uma estratégia proactiva de mudança positiva do planeta. Nos últimos 10 anos, verificou-se uma redução do consumo de electricidade de mais de 25% por cada metro quadrado de loja.

«Mas numa altura em que somos confrontados com a crise do sector energético na Europa, acreditamos que as grandes empresas e marcas como a IKEA têm ainda mais a responsabilidade de agir e dar o exemplo. Além disso, queremos também inspirar e capacitar a maioria das pessoas a adoptar hábitos de vida mais sustentáveis, incluindo a poupança no consumo de energia no nosso dia-a-dia em casa», acrescenta Ana Barbosa.

Nos centros comerciais Marshopping Matosinhos e Marshopping Algarve, pertencentes ao Grupo Ingka, também serão implementadas acções excecionais de poupança energética, nomeadamente a optimização dos sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado, a redução e optimização da iluminação das zonas de parqueamento, a instalação de equipamentos de poupança de energia, como sensores de presença, e ainda a redução do horário de iluminação decorativa de Natal.

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