Leroy Merlin lança hoje o Home Index. Sabe o que é?
É hoje inaugurado o Home Index, da Leroy Merlin. Trata-se de um indicador de sustentabilidade que classifica os produtos com base em 31 critérios, distribuídos por oito categorias e que permite que os consumidores compreendam rapidamente o impacto ambiental e social dos produtos que estão a considerar.
João Lavos, líder desafio Impacto Positivo da Leroy Merlin, explicou, em entrevista à Marketeer, o conceito e como funciona esta nova ferramenta da marca.
Quais são os principais objectivos que a Leroy Merlin espera alcançar com esta iniciativa?
A Leroy Merlin tem como principais objectivos com a implementação do Home Index, promover uma transformação significativa na forma como os consumidores interagem com os produtos disponíveis nas nossas lojas. O produto é a chave do nosso negócio, mas é também, responsável por 90% da nossa pegada de carbono. Assim, percebemos que o produto é o desafio, mas também a solução, na medida em que é capaz de melhorar ou minimizar o impacto ambiental. Para além disso, sabemos que os consumidores querem cada vez mais fazer escolhas sustentáveis, preferindo marcas e produtos sustentáveis, mas têm dificuldade em encontrar informação acessível e transparente para poderem integrar o critério da sustentabilidade no momento da compra. É aqui que entra o Home Index, com a missão de ajudar os consumidores neste capítulo.
Com base nisso, criámos esta ferramenta absolutamente fundamental para podermos maximizar o Impacto Positivo nas casas dos nossos clientes, mas também no planeta, a nossa casa comum. Queremos, com o Home Index, tornar transparentes os indicadores de sustentabilidade dos produtos que disponibilizamos, capacitando os consumidores a fazerem escolhas com base nos mesmos.
O Home Index classifica os produtos com base em 31 critérios, distribuídos por 8 categorias, permitindo que os consumidores compreendam rapidamente o impacto ambiental e social dos produtos que estão a considerar. Este nível de clareza na informação é crucial e único, pois muitos consumidores desejam optar por escolhas mais sustentáveis e há uma lacuna na informação existente e disponibilizada ao consumidor.
Um dos objectivos centrais é capacitar os consumidores para que se tornem agentes activos nas suas decisões de compra. Com o Home Index, esperamos que os clientes possam tomar decisões informadas, não apenas baseadas em preço, design ou utilidade dos produtos, mas também no impacto que esses produtos terão no meio ambiente e nas comunidades, contribuindo para uma cultura de consumo responsável e consciente.
Outro objectivo importante é estimular a melhoria contínua da nossa oferta e junto dos nossos fornecedores. Ao estarem sujeitos a critérios e parâmetros rigorosos, incentivamos os nossos parceiros a inovar e a adoptar práticas mais sustentáveis em toda a sua cadeia de produção. O Home Index não só melhora a oferta para os consumidores, como também promove uma mudança positiva nas práticas empresariais dos nossos parceiros. Ao integrar o Home Index nas nossas lojas e na experiência de compra dos clientes, pretendemos não apenas informar, mas também educar a sociedade sobre a importância de fazer escolhas sustentáveis.
Acreditamos que, ao fazê-lo, estamos a ajudar os consumidores a ter mais informação, ajudando-os a fazer escolhas mais conscientes e a fomentar a responsabilidade de práticas ambientais, contribuindo para a redução da pegada de carbono. Esta iniciativa é uma parte fundamental da nossa estratégia de Impacto Positivo, que se reflecte em tudo o que fazemos na Leroy Merlin .
Como se descreve o conceito do projecto?
O Home Index é, fundamentalmente, uma resposta inovadora e estruturada ao crescente desejo dos consumidores de fazerem escolhas sustentáveis e informadas. De uma forma muito sintetizada, é um índice que reflecte o desempenho social e ambiental do produto ao longo do seu ciclo de vida, desde o uso das matérias primas, passando pela produção e transporte, até à reparação ou fim de vida, que permite aos clientes da Leroy Merlin , avaliar a sustentabilidade dos produtos disponíveis nas nossas lojas, site ou app, facilitando o acesso a informações claras e transparentes sobre o impacto ambiental e social de cada item.
Mas na realidade, não se resume só a isso! A metodologia por detrás do Home Index é baseada em 31 critérios rigorosos, organizados em oito categorias de sustentabilidade. Estes critérios abrangem diferentes dimensões que se encontram contemplados na metodologia, como a ambiental, onde entram em linha de conta factores como, a origem das matérias-primas, as condições de produção, o consumo e durabilidade do produto e as suas implicações no ciclo de vida. A metodologia tem ainda em conta a dimensão social e ética do produto, tendo também como critérios, o impacto social e os componentes aquando da produção e utilização do produto. Para que o cálculo do score destes critérios se reflicta de uma forma intuitiva e simples na informação disponibilizada ao consumidor, o índice utiliza uma escala de letras e de cores, que varia de A ao E, onde produtos com classificação A são considerados os mais sustentáveis, enquanto os produtos com classificação E, apresentam maiores desafios em termos de impacto ambiental.
Esta abordagem abrangente assegura que os consumidores tenham uma visão holística do desempenho sustentável dos produtos, permitindo-lhes comparar opções e tomar decisões de compra mais conscientes. O nosso objectivo, reforço, é sempre o de melhorar a nossa oferta, de forma a conseguir apoiar o cliente e ajudá-lo a tomar decisões mais sustentáveis, alinhado com o nosso propósito de transformar a Casa num lugar mais positivo para viver.
De que forma esta nova plataforma vai ajudar os clientes a entender melhor o impacto ambiental e social dos produtos?
Os consumidores querem fazer escolhas conscientes, optando por marcas e produtos mais sustentáveis, mas há uma dificuldade real em encontrar informação acessível e transparente sobre o produto, sobretudo no sector do retalho, que os ajude a tomar essa decisão – onde o critério da sustentabilidade pesa – no momento da compra. E é com base neste problema real e identificado, que o Home Index aparece com a missão de ajudar os consumidores neste capítulo, disponibilizando-lhes informação e uma leitura clara e directa do impacto ambiental e social dos produtos.
Neste momento, podemos adiantar que contamos com mais de 80.000 produtos pontuados com o score Home Index na oferta Leroy Merlin , e este número vai continuar a crescer à medida que os fornecedores forem completando a informação dos seus produtos e concordem com a sua publicação. Através da existência do score Home Index nos produtos Leroy Merlin , os consumidores conseguem visualizar rapidamente aqueles que possuem um desempenho ambiental superior, facilitando a comparação entre produtos e ajudando os clientes a tomar decisões informadas e conscientes.
Como irá funcionar na prática?
O Home Index é uma metodologia concebida para operar de maneira sistemática e transparente, permitindo aos consumidores compreender o impacto ambiental e social dos produtos que fazem parte da oferta da Leroy Merlin .
Na prática, todo o processo se inicia com a recolha de atributos e dados de qualidade dos produtos – processo da responsabilidade da Leroy Merlin . Para tal, são utilizados sistemas de listagem e caracterização de produtos, juntamente com ferramentas de gestão da qualidade e pós-venda. É fundamental que, para que um produto possa ser classificado, pelo menos 80% da informação necessária esteja completa. Este rigor assegura que a classificação dos produtos é fiável e fundamentada.
Após a recolha de dados, os produtos são avaliados de acordo com um conjunto de 31 critérios que estão distribuídos por oito categorias, abrangendo aspectos como o consumo de água e energia, a utilização de materiais sustentáveis, a responsabilidade social na produção e o impacto ao longo do ciclo de vida do produto.
Cada critério é pontuado entre 0 e 100, -1 se não tivermos a informação necessária para avaliar. A pontuação da categoria é calculada através da média das pontuações dos critérios que compõem a categoria. Em seguida, a média das pontuações das categorias dá uma pontuação global entre 0 e 100, o que nos permite posicionar o produto na escala do Home Index entre A e E, sendo A, o melhor índice do home Index. Os produtos A, B e C, são, naturalmente, os produtos mais positivos.
Apurado o índice do produto, o mesmo ficará disponível nas etiquetas que acompanham os mesmos, tanto nas lojas físicas como online – no nosso site e na app – permitindo ao consumidor uma leitura rápida e intuitiva e uma escolha de compra mais consciente. A adaptação da nossa oferta ao Home Index tem sido feita de forma faseada. Começámos este trabalho em 2021, a par com fornecedores e entidades, para em conjunto começar a aplicar este indicador. Este é, por isso, um projecto de melhoria contínua, feito em concordância com os nossos fornecedores. A nossa metodologia é aplicada a toda a nossa oferta e por isso a adaptação prende-se exactamente com esse processo: o de garantir uma oferta inteiramente sustentável, que possibilite ao cliente encontrar soluções mais ambientalmente responsáveis.
É esse trabalho que tem vindo a ser feito gradualmente e que, até então, tem tido uma aceitação bastante positiva.
É importante destacar também, que os fornecedores que declaram os dados estão contratualmente vinculados ao nosso código de compra responsável. Este compromisso assegura um elevado nível de credibilidade e responsabilidade ao longo da cadeia de fornecimento. Acreditamos que a sustentabilidade é uma jornada contínua e, portanto, o Home Index será constantemente revisto e actualizado, garantindo que os critérios de avaliação reflectem as melhores práticas e inovações na área.
A Leroy Merlin reforça o seu compromisso com a sustentabilidade através deste projecto. Que outra iniciativa a empresa tem, que promovem as práticas sustentáveis tanto interna como externamente?
Na Leroy Merlin, a nossa estratégia para a sustentabilidade é delineada por três grandes pilares de actuação, cada um com compromissos específicos:
Desenvolvimento Humano: este é o nosso primeiro pilar, onde priorizamos o cuidado com as pessoas, tanto clientes, colaboradores e parceiros quanto comunidade local. A nossa estratégia pretende garantir a satisfação do cliente e do colaborador, proporcionando um ambiente de trabalho seguro e acolhedor.
Habitat Positivo: o segundo pilar concentra-se em criar um Impacto Positivo em tudo o que fazemos. Este tema faz parte do nosso propósito de “fazer da Casa um lugar mais positivo para viver” e, por isso, é transversal no nosso negócio – valorizamos a oferta sustentável e sensibilizamos os nossos colaboradores para serem embaixadores deste tema.
Economia Circular e Evolução do Modelo de Negócio: o nosso terceiro pilar está focado na transição para uma economia circular e na evolução do nosso modelo de negócio. Aqui, temos como compromissos prioritários os novos negócios, como o grande driver para evolução do business model, e a redução da pegada de carbono em todas as nossas operações.
Depois, dentro de cada pilar, temos várias iniciativas e projectos a decorrer, por exemplo, no Pilar Humano, desde 2022 que lançámos uma política de diversidade e inclusão que promove a construção de equipas mais heterogéneas, com maior complementaridade e criatividade, com o objectivo de garantir um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor para todos os colaboradores.
No Pilar do Habitat Positivo, estamos a desenvolver uma metodologia de avaliação da sustentabilidade para cada produto disponível na nossa oferta. Esta metodologia será comunicada aos nossos clientes, permitindo que façam escolhas informadas e que tenham em conta a sustentabilidade como um dos critérios de escolha no momento de compra dos produtos. No Pilar da Economia Circular, encontramo-nos a explorar novos modelos de negócio, como o serviço de aluguer de equipamentos que permite disponibilizar aos nossos clientes um serviço que responde às suas necessidades e respeita o meio ambiente, promovendo a circularidade. Ao invés de produzirmos novos equipamentos e de os vendermos, estamos a garantir que a vida útil de um equipamento é aproveitada ao máximo, beneficiando múltiplos clientes e, por fim, a Redução da Pegada de Carbono, onde nos encontramos a implementar uma trajectória de descarbonização, cujo objectivo é reduzir em 50% o valor absoluto das nossas emissões até 2035, em comparação com o valor base de 2022.
Para isso, iremos implementar medidas para aumentar a eficiência energética, adoptar energias renováveis e reduzir o uso de combustíveis fósseis nas nossas operações.
Estes pilares e medidas reflectem o nosso compromisso com a sustentabilidade em diversas dimensões: social, ambiental e económica. Ao integrar esses princípios na nossa estratégia de negócio, procuramos não só responder às necessidades do presente, mas também criar um impacto positivo a longo prazo nos nossos colaboradores, clientes e no meio ambiente.
Além disso, trabalhamos constantemente para desenvolver novas medidas passíveis de implementar em toda a empresa. Todos estes projectos e desafios podem ser consultados no nosso relatório de sustentabilidade, que divulgamos anualmente e que se encontra disponível para consulta. Acreditamos que a transparência é crucial, e queremos que nossos clientes e parceiros estejam cientes do nosso compromisso contínuo em fazer da sustentabilidade uma prioridade real e tangível na nossa operação.
Um projecto semelhante já foi implementado em Espanha. De que forma será diferente em Portugal?
O conceito do Home Index é o mesmo em ambos os países, porém, a sua implementação em Portugal está adaptada às características do nosso mercado e conta com fornecedores nacionais. Há uma transversalidade em termos de metodologia e critérios a ambos os países e assim acontecerá com os restantes países onde ainda será lançado. Este método foi desenvolvido por um Comité de Especialistas em Impacto Ambiental e Social, com representantes da Leroy Merlin Portugal, França, Espanha, Itália e Polónia, do grupo ADEO e com o apoio de um especialista em eco-design. Depois de ter sido muito bem recebido em França, onde foi desenvolvido e onde gerou muita curiosidade, foi a vez de Espanha e Portugal, de apresentarem o projecto. No início do próximo ano, seguir-se-á Itália, estando prevista uma progressiva implementação nos restantes países onde o Grupo ADEO está presente.
Quais são as expectativas da LEROY MERLIN para o impacto desta campanha a longo prazo? Estão previstas mais iniciativas neste sentido? Quais?
Temos grandes expectativas quanto ao impacto do Home Index a longo prazo. A nossa ambição é que esta iniciativa não só transforme a forma como os consumidores tomam decisões de compra, mas também nos permita, continuamente, aumentar o número de produtos Leroy Merlin disponíveis com score Home Index nas nossas lojas, site e app, e que até 2027, 80% das nossas vendas sejam feitas pelos produtos mais positivos – A, B e C.
Acreditamos que ao oferecer aos consumidores uma ferramenta clara e acessível para avaliar a sustentabilidade dos produtos, estaremos a fomentar um comportamento de compra mais consciente e responsável. Esperamos que o Home Index se torne uma referência, não apenas para os nossos clientes, mas, quem sabe, possa inspirar e incentivar outras empresas a adoptar práticas semelhantes e elevando o nível geral de transparência e responsabilidade ambiental no sector.
Além disso, estamos comprometidos com a monitorização e avaliação contínua do impacto do Home Index, ajustando a metodologia conforme necessário para garantir que continua a oferecer informações relevantes e úteis para os consumidores, contribuindo para um movimento duradouro em direcção a um futuro mais sustentável. Estamos ansiosos para ver como esta iniciativa vai evoluir e para explorar novas formas de ampliar o seu impacto positivo ao longo do tempo.