Leo: a nova agência que nasce da fusão da Leo Burnett e Publicis Worldwide
A indústria da publicidade está a viver um momento de mudança com a fusão dos dois gigantes criativos: Leo Burnett e Publicis Worldwide. A união deu origem à Leo, uma nova agência que combina o melhor da criatividade humana com o poder da inteligência artificial (IA).
O movimento estratégico do Publicis Groupe visa liderar a inovação publicitária global, contando com uma força criativa composta por mais de 15 mil profissionais em 90 mercados.
O modelo “Hi x AI” (Inteligência humana x inteligência artificial) a que se propõe a Leo baseia-se em amplificar insights humanos através de dados e tecnologia, respondendo às necessidades das marcas globais num mundo cada vez mais ligado. Arthur Sadoun, CEO do Publicis Groupe, descreve a a nova unidade criativa como “uma constelação criativa moderna”, capaz de enfrentar os desafios atuais.
A proposta vai além de uma reconfiguração interna, sendo também um posicionamento estratégico em relação aos concorrentes. Enquanto outras empresas procuram reduzir custos e centralizar operações, o Publicis aposta no fortalecimento da criatividade. Com uma imagem que une os legados de ambas as marcas – como o icónico leão e a caligrafia de Leo Burnett –, a Leo posiciona-se como uma agência destinada a fazer uma diferença tangível no mercado.
A liderança está nas mãos da equipa que tornou a Publicis Conseil na Agência do Ano no Cannes Lions 2024: Marco Venturelli e Agathe Bousquet assumem como copresidentes, juntamente com Gareth Goodall, como diretor estratégico. Venturelli, Bousquet e Goodall são agora responsáveis pela comunidade criativa e pela cultura global da Leo, ativadas localmente através do modelo Power of One, garantindo que os criativos do grupo tenham acesso direto aos ativos de dados, tecnologia e meios do grupo. Andrew Bruce, CEO do Publicis Groupe no Canadá, também assumirá o papel adicional de presidente da Leo na América do Norte.
A Leo junta-se ao portefólio criativo do Publicis Groupe, que inclui marcas como Saatchi & Saatchi, LePub, BBH, Fallon, The Community e Le Truc, um coletivo criativo único que opera a nível do grupo.
“Com a Leo, estamos a reforçar a nossa estratégia de marcas criativas sólidas, conectadas ao único ecossistema de dados, meios e tecnologia da indústria. Com o Publicis como a marca global que nos une, agora aceleramos o modelo Power of One, transformando duas redes numa constelação”, declarou Carla Serrano, diretora de estratégia global do Publicis Groupe.
Bousquet, copresidente da Leo e presidente do Publicis França, acrescenta que o “espírito global da Leo viverá e respirará localmente, com um talento criativo e estratégico excecional, potenciado por dados e tecnologia de ponta”.
Marco Venturelli, copresidente e diretor criativo da Leo, afirma: “Nunca tivemos tantas ferramentas para compreender melhor as pessoas e conectar-nos com elas. Contudo, a criatividade continua, e sempre continuará, a ser um processo humano caótico. A Leo será uma verdadeira comunidade global de talentos criativos e estratégicos, conectados para uma forma mais humana de criar em escala.”
Por fim, Arthur Sadoun, CEO do Publicis Groupe, remata: “Tive o privilégio de liderar tanto a Publicis Worldwide quanto a Leo Burnett. Desde então, outros nomes icónicos desapareceram, mas nunca acreditei que a eficiência criativa devesse significar menos marcas e operações. Trata-se de grandes ideias de mentes criativas, nutridas por uma sólida cultura de agência, para ter impacto no negócio dos clientes. No mundo atual, também significa mais colaboração e maior acesso a capacidades. Isso é exatamente o que a Leo representa. Ao unificar o espírito e o talento destas comunidades criativas globais, a Leo será maior, mais forte e estará presente em mais lugares do que nunca.”
Com o seu lançamento, a rede de criativos Leo estabelece um novo padrão no cruzamento entre criatividade e tecnologia, reafirmando que, mesmo na era digital, a inovação humana continua a ser o coração da publicidade.