Lembra-se dos Blackberry? Fique a par do erro que transformou a empresa de 82 mil milhões de euros numa marca quase falida
A BlackBerry já foi a rainha dos smartphones, mas, mais de uma década depois, a empresa já não fabrica dispositivos e muitos atribuem tudo a um erro “presunçoso” que permitiu que a concorrência passasse rapidamente para a liderança.
Os smartphones são, sem dúvida, a parte mais importante da vida quotidiana de muitas pessoas, uma vez que funcionam com um objetivo muito maior do que apenas enviar mensagens e fazer chamadas. Não só existem inúmeras aplicações que permitem fazer praticamente tudo no telemóvel, como há pessoas que conseguiram construir as suas carreiras e vidas através do pequeno ecrã.
No entanto, nem sempre foi esse o caso, pois os telemóveis eram muito mais rudimentares no seu design. A BlackBerry foi, sem dúvida, a empresa que abriu caminho para o futuro dos telemóveis.
Além do incrivelmente popular BlackBerry Messenger (BBM), que permitia a todos os proprietários de telemóveis da empresa comunicar rápida e facilmente entre si – quase como um precursor do WhatsApp e do Facebook Messenger – a BlackBerry foi também o primeiro gadget a popularizar o envio de mais do que apenas mensagens de texto no telemóvel.
O escritor de tecnologia Jonathan Margolis explicou ao The Guardian que a comunicação por correio eletrónico no seu telemóvel foi considerada uma novidade: “Estava em Nova Iorque a trabalhar num livro e reparei que toda a gente tinha umas coisas chamadas BlackBerrys.
“As pessoas diziam-me que podiam enviar e-mails e lembro-me de pensar ‘Não, devem estar enganados, estão a enviar mensagens de texto SMS’. Mas um amigo enviou-me um e-mail do seu telemóvel e eu tive de ir a casa buscá-lo ao meu PC. Foi incrível”.
Foi isto, juntamente com o reconhecível teclado QWERTY por baixo do ecrã, que fez do BlackBerry o rei dos smartphones. Contudo, rapidamente foi ultrapassado por outras empresas devido ao seu comportamento “presunçoso”.
A empresa pensou, ingenuamente, que as pessoas iriam preferir o teclado físico do seu dispositivo ao “mais recente” design de ecrã tátil dos produtos da Samsung e da Apple – mas todos sabemos agora como isso acabou.
Em setembro de 2011, foi noticiado que a BlackBerry tinha mais de 85 milhões de utilizadores em todo o mundo, mas já passou quase uma década desde que a empresa lançou um novo telemóvel e, em 2022, todos os servidores foram também desligados.
É definitivamente algo em que pensar da próxima vez que pegar no seu iPhone, pois a história poderia ter sido muito diferente se a BlackBerry tivesse sido um pouco mais rápida – ou mais disposta – a mudar face à forte concorrência.