Lembra-se do último anúncio que viu? Continente é a marca mais recordada

O nível geral de recordação de publicidade genérica (referência a pelo menos uma marca) entre os portugueses aumentou ligeiramente na segunda semana de Junho. Os dados mais recentes do Tracking Genérica da Marktest mostram que 57,7% se lembra de ter visto um anúncio de pelo menos uma marca, o que compara com os 56,3% verificados na semana anterior.

Trata-se de um valor semelhante ao verificado no início do ano (56,6% a 3 de Janeiro), mostrando que a recordação publicitária já retomou os níveis pré-pandemia. A quebra mais significativa aconteceu na semana de 31 de Março, quando apenas 52,8% dos portugueses fazia referência a um anúncio de pelo menos uma marca.

O número médio de marcas recordadas também registou um aumento, atingindo o melhor valor de 2020. “Noutras semanas, a percentagem de indivíduos que referiu pelo menos uma marca foi mais elevado, no entanto, foram menos as marcas que em média cada indivíduo referiu”, explica a Marktest.

Mas qual é a marca mais referida? O Continente surge em destaque, na semana de 9 a 15 de Junho. Face à semana anterior, a insígnia da Sonae MC apresenta uma subida vertiginosa, tal como demonstra o gráfico em baixo. Pingo Doce, Lidl e Intermaché também apresentam aumentos na recordação de publicidade genérica, ocupando os lugares seguintes.

Logo depois, surgem a NOS, Nike e MEO, com valores semelhantes aos registados na semana anterior. “A Vodafone é uma das marcas que perde recordação e desce de quarto para oitavo lugar, ficando ex aequo com a adidas, que com mais recordação volta a fazer parte das 10 marcas mais recordadas”, indica ainda a Marktest.

No geral, as classes de produto que registaram mais menções no período em análise foram as de super/hipermercados, seguindo-se automóveis, telecomunicações e, ainda, electrónica/electrodomésticos/informática. O top 5 é fechado pela categoria de desporto, com uma ligeira subida de recordação.

Artigos relacionados