Lembra-se da Art Selfie? Agora pode encontrar os sósias do seu animal de estimação
Passados três anos do (curto) fenómeno Art Selfie – a funcionalidade da Google que permite encontrar os sósias humanos em obras de arte -, chega agora o Pet Portraits com o mesmo objectivo.
Já disponível na app Google Arts & Culture, esta funcionalidade permite que os animais de estimação também encontrem o seus semelhantes “em estátuas egípcias antigas, arte urbana mexicana vibrante, aguarelas chinesas serenas” e outras dezenas de milhares de trabalhos de instituições parceiras da marca em todo o mundo.
Quando o utilizador tira uma foto no modo Pet Portraits, o algoritmo de visão computacional reconhece onde está o animal de estimação, recorta a imagem e situa-o no local certo. Uma vez concluído, um algoritmo de machine learning pega na foto tirada e faz uma correspondência para encontrar as obras de arte mais semelhantes ao animal de estimação, seja ele cão, gato, peixe, coelho ou lagarto.
Para encontrar o seu animal de estimação na História, basta aceder à app e clicar no símbolo da câmara. Com os resultados obtidos, pode ainda aprender mais sobre as histórias e os artistas de cada obra de arte.