Lembra-se destes produtos de beleza? Eram usados pelas nossas avós e ainda hoje fazem sucesso

Muitas avós perfumavam-se com pulverizadores de marcas anónimas, em plástico cor-de-rosa, e que no interior continha água-de-colónia que, geralmente, se  comprava a litro. Já os avôs barbeavam-se com pincel e lâmina, em frente ao espelho da casa de banho, numa espécie de ritual “religioso” matinal.

As memórias têm destas coisas. As formas dos frascos, as fragrâncias, os atos que todos os dias se repetiam e que, de tanto vermos, somos capazes de reproduzir ao pormenor como se tivéssemos visto a mesma cena do filme milhares de vezes.  E vimos. Só que as imagens pertenciam à película da vida real.

Destas cenas ficam, para contar a História, os objetos e as marcas. Sem nos apercebermos, basta um veslumbre para que esses momentos esquecidos do passado regressem a toda a velocidade ao presente.

O bálsamo todo-o-terreno, 8 horas de Elizabeth Arden

O Eight Hour Cream é, desde 1930, talvez o creme reparador mais famoso do mundo. Distingue-se pela sua textura untuosa, vaselinada, alaranjada, e pelo seu aroma inconfundível (e penetrante). Pode ser utilizado para suavizar os cotovelos e os joelhos, aplicado após a depilação ou para acalmar zonas irritadas ou queimaduras. Tem efeitos reparadores e anti-inflamatórios, um tubo magnífico para usar a qualquer momento. Não resiste ao esquecimento e é por isso que a marca atualiza a sua imagem, como quando a vestiu para a Feira de Abril, com bolinhas, na última feira sevilhana em 2024.

Mais de 160 anos de blush Bourjois

O icónico Little Round Pot Blush da Bourjois Paris nasceu em 1863 e desde então corou as bochechas de todas as mulheres que desejam um toque saudável, rosado, saudável e com um toque de luz. Agora é relançado com uma fórmula enriquecida com extrato de rosa e dois novos tons, mantendo a sua fragrância de rosa, sândalo e baunilha e o seu icónico tom mais vendido 34 Rose D’Or, um rosa suave com finos brilhos dourados.

O primeiro sérum que vimos nos toucadores, Advanced Night Repair da Estée Lauder

Estávamos em 1982 e o sérum no frasquinho castanho com a pipeta conta-gotas incluída iria mudar o mundo da beleza. Pela sua textura – um sérum!, até hoje inédito -, porque com ele se começou a falar em reparação da pele – e não apenas em cuidados – face às agressões ambientais e ao passar dos anos, e porque foi o primeiro a incluir ácido hialurónico . Talvez as avós dos boomers não tivessem um Estée Lauder Advanced Night Repair no toucador, mas as mães tinham… Desde o seu nascimento foi reformulado várias vezes, hoje é comercializada a versão Synchronized Multi-Recovery Complex, com tecnologia patenteado Chronolux Power Signal que ajuda a pele a aumentar a sua produção natural de colagénio e melhora a criação de novas células saudáveis.

O Chanel nº 5 ainda é o rei

O que é que Marilyn Monroe, a sua avó e  a própria leitora têm em comum? Nem mais nem menos que o perfume Nº5 da Chanel. São muitos os marcos deste aroma que completou 100 anos em 2021: era uma composição vanguardista para a época, onde o bouquet de jasmim, rosa e ylang-ylang era realçado com aldeídos, um composto químico que dava aquele toque diferente e nota única; O frasco, de linhas direitas e minimalistas – numa época em que se usavam os estilos barroco e histórico – foi inspirado, segundo a lenda, num esboço que Picasso dedicara a Coco Chanel anos antes, e foi o primeiro perfume feminino desenhado por um mulher.  Porque embora Mademoiselle não tenha sido o nariz da composição – é obra de Ernest Beaux – foi quem deu o sim final ao teste número cinco das 10 amostras que o perfumista lhe apresentou. Hoje convive com versões mais recentes, como a eau de parfum criada em 1986 por Jacques Polge, o nariz da casa há décadas.

O lendário creme de unhas da Dior


Tratamento de manicure de culto da Dior desde 1963, o creme fortalecedor de unhas Crème Abricot caracteriza-se pela sua icónica cor alperce e pela sua embalagem naturalmente elegante. A sua fórmula enriquecida com óleo de alperce, com propriedades nutricionais, e extrato de algas, tem resultados tão evidentes que permanece no catálogo da casa década após década.

O cold cream que abriu caminho, Pond’s Cold Cream

O Pond’s Cold Cream foi criado nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, quando as mulheres tiveram de adoptar os empregos dos homens que foram para a guerra e a marca quis ‘hidrá-las’ com este creme, o primeiro hidratante do mundo que não o fez. Hoje a fórmula original é retomada neste produto de limpeza, Cold Cream Cleanser, que remove a maquilhagem e melhora a hidratação, textura e suavidade da pele.

O spray de cabelo VIP, Elnett da L’Oréal Paris

Se as estrelas de cinema dos anos 60 e as de hoje têm algo em comum é… que o seu penteado é fixado com Elnett. O spray de cabelo Elnett da L’Oréal Paris existe há mais de meio século. A sua história começa na década de 1950, quando os penteados femininos se tornaram mais elaborados, ao estilo de Hollywood, e deveriam durar ao longo do tempo. E assim nasceu a L’Oréal Net, a primeira laca em aerossol. Hoje evoluiu, apresenta-se em múltiplas versões… mas mantém-se basicamente o mesmo.

O Nivea azul  é mítico


O fil rouge da cosmética intergeracional não seria nada sem esta lata azul, Nivea Creme, o creme hidratante universal para o cuidado de todos os tipos de pele e de toda a família há mais de 100 anos. O seu sucesso secular deve-se a uma fórmula sem conservantes, uma emulsão de água em óleo com ingredientes nutricionais eficazes, como o pantenol ou a glicerina. É ideal para uso diário em qualquer parte do corpo, em qualquer altura do ano. Funciona até na pele do rosto se estiver muito seca e precisar de hidratação extra.

O champô seco Klorane que revolucionou o cabelo das nossas avós… e o nosso


A marca francesa Klorane, do grupo Pierre Fabre, apresentou em 1971 o champô seco que devolve frescura e leveza ao cabelo entre lavagens, graças à associação única do leite de aveia, com propriedades suavizantes e protetoras, e do pó micronizado, que possui um poder absorvente muito elevado. “Este produto, que pode ser utilizado em qualquer lugar, muito inovador e que se adapta a todos os tipos de cabelo, correspondeu plenamente às novas expectativas das mulheres de então… e continua a sê-lo hoje”, confirma a marca. O cabelo recupera volume e textura em poucos minutos, além de permitir espaçar as lavagens, com apenas algumas pulverizações.