Novo manual de instruções da Lego ensina líderes mundiais a salvar o Planeta
A COP26 serviu de inspiração à Lego para também entrar na discussão sobre as alterações climáticas e dar voz à nova geração – as crianças. O resultado? Um conjunto de sugestões dirigidas aos líderes mundiais sobre como construir um futuro melhor.
Desafiadas pela marca de tijolos de brincar mais conhecida do mundo, crianças de vários países responderam à questão: “Quais são as três instruções que darias aos líderes mundiais para proteger o nosso planeta das alterações climáticas?”. As respostas foram transformadas num “manual de instruções” com dez directrizes que os mais novos destacam como sendo cruciais para evitar a crise climática.
Além da mudança de leis, a cooperação internacional ou a redução de emissões de gases poluentes, as crianças elegeram igualmente a mudança de comportamento dos governadores, um maior investimento no ambiente e a educação da população como factores importantes na resolução da crise climática. A redução da poluição, a protecção da natureza, parar de ignorar o problema e agir mais são outras das instruções sugeridas que podem ajudar a garantir um futuro melhor para as novas gerações.
O resultado desta campanha foi entregue aos legisladores presentes na Cimeira do Clima, de forma a encorajar os líderes mundiais a dar destaque às opiniões das crianças na discussão sobre o amanhã do Planeta. Em paralelo, a Lego pretende, até 2030, utilizar apenas matérias-primas sustentáveis na produção das suas peças de jogo, sendo que mais de 180 de um total de 3.600 já são feitas de cana-de-açúcar.