LEGO quer acabar com o preconceito nas brincadeiras das crianças

Um estudo realizado pelo Grupo LEGO e pelo Geena Davis Institute revela que as meninas estão cada vez mais confiantes para participar em brincadeiras e actividades criativas mas a sociedade desencoraja essa postura.

Esta situação acontece devido aos estereótipos sociais que se acentuam à medida que essas crianças vão crescendo.

Para combater esta situação, o grupo LEGO lançou a campanha “Girls are ready”, demonstrando e celebrando casos de meninas que reconstruíram a história das antiquadas normas de género.

O estudo revela que as meninas sentem-se mais restringidas e menos apoiadas pelos típicos preconceitos de género do que os meninos. No que respeita a brincadeiras criativas, 74% dos meninos (vs 62% das meninas) acreditam que algumas actividades são só para determinado género. Por exemplo, 82% das meninas acreditam que não está errado uma menina jogar futebol ou um menino praticar ballet, comparando com apenas 71% dos meninos.

Para a maioria das profissões criativas, os pais entrevistados imaginaram um homem, independentemente de terem um filho, uma filha ou ambos. A probabilidade de pensarem num homem para profissões como cientista ou atleta é quase seis vezes maior do que pensarem numa mulher (85% vs 15%) e quase oito vezes superior no que toca à área da engenharia (89% vs 11%).

As crianças entrevistadas, partilham estas impressões, com a particularidade de as meninas considerarem uma amplitude muito maior de profissões do que os meninos.

Os pais que participaram neste estudo mostram-se cinco vezes mais disponíveis a encorajar uma menina a dançar do que um menino (81% vs 19%), a vestir-se bem (83% vs 17%) e quatro vezes mais em actividades como cozinhar ou fazer bolos (80% vs 20%). Ao contrário, os meninos são encorajados a participar em actividades que envolvam videojogos (80% vs 20%) e desportos (76% vs 24%) e mais do dobro no que toca a brinquedos tecnológicos (71% vs 29%).

Para assinalar Dia Internacional das Meninas, a campanha “Ready for Girls” tem como objectivo ajudar as meninas a reescrever a sua história e a dar-lhes as boas-vindas à construção com LEGO.

«Os benefícios das brincadeiras criativas, como a construção de confiança, criatividade e capacidades de comunicação, são sentidas por todas as crianças e ainda vivemos estereótipos antiquados que qualificam uma actividade como adequada para um género. No Grupo LEGO, sabemos a importância de brincar para corrigir estes preconceitos e esta campanha é uma de várias iniciativas para aumentar a consciência deste problema e garantir que brincar com LEGO é cada vez mais inclusivo. Todas as crianças devem ser livres para alcançar o seu potencial criativo», afirma Julia Goldin, Chief Product and Marketing Officer no grupo LEGO.

Assista ao vídeo da campanha.

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