Lego é a marca com melhor reputação do mundo
A Rolex perdeu a coroa de marca com melhor reputação do mundo para a Lego. A marca dinamarquesa conhecida pelos blocos de construção lidera a edição deste ano do Global RepTrak, elaborado pelo Reputation Institute. A The Walt Disney aparece em segundo lugar no ranking, seguindo-se a Rolex, Ferrari e Microsoft.
Kylie Wright-Ford, CEO do Reputation Institute, sublinha que as marcas mais icónicas estão a trabalhar para serem mais relevantes. «Estão a fazê-lo consistentemente, em escala e para múltiplos stakeholders», comenta o responsável, adiantando que o que distingue as marcas que ocupam os lugares cimeiros é a sua capacidade de encontrar novas formas de se ligarem aos consumidores e accionistas através de produtos de qualidade, inovação e propósito. «É desta forma que empresas líderes criam valor reputacional duradouro», conclui.
A Lego, por exemplo, tem conseguido manter-se no RepTrak 100 ao longo dos últimos 10 anos, ainda que com algumas flutuações no lugar ocupado. Segundo o Reputation Institute, um feito destes só é possível através de uma combinação de cuidado com a herança e apossa em inovação.
«Todos os dias, é dado o poder aos funcionários do The Lego Group de tomarem decisões para fazer o que é melhor para as crianças, os nossos fãs, parceiros, o ambiente e as nossas comunidades locais», afirma Niels Christiansen, CEO da Lego. É cada uma destas acções, conta o executivo, que constrói a reputação.
O top 10 das marcas com melhor reputação em 2020 conta ainda com a Levi’s, Netflix, Adidas, Bosch e Intel.