LEGO é a empresa com melhor reputação a nível mundial em ano de pandemia
A classificação média do top 100 das marcas com a melhor reputação em todo o Mundo atingiu o nível mais elevado dos últimos 11 anos, ascendendo a quase 75 pontos (de 0 a 100). Segundo a The RepTrak Company, será um sinal da atenção redobrada que os líderes estão a dar a este tema, nomeadamente através da implementação de iniciativas de âmbito ESG (Ambiente, Impacto Social e Governance).
O The LEGO Group surge em primeiro lugar no ranking deste ano, sendo a única empresa a atingir o patamar dos 80 pontos e a classificação “Excelente”. Logo depois surgem a Rolex (79,6 pontos), Ferrari (78,8), The Bosch Group (78,1) e Harley-Davidson (78,1).
O top 10 das marcas de empresas com melhor reputação a nível global conta ainda com a Canon (77,6), Adidas (77,6), The Walt Disney Company (77,5), Microsoft (77,1) e Sony (77).
O ranking é elaborado com base na análise a mais de duas mil empresas, tendo sido apenas consideradas organizações com receitas globais acima dos dois mil milhões de dólares e com um nível de reconhecimento médio acima de 20% nos 15 países abrangidos.
Segundo a The RepTrak Company, ser relevante teve particular importância para a reputação das marcas ao longo do último ano, pautado pela pandemia. Empresas dedicadas a bens de consumo duradouros, vestuário, tecnologia e artigos para a casa e cuidado pessoal prosperaram num cenário em que as populações dependiam delas para se manterem produtivas, entretidas, confortáveis e seguras.
Destaque ainda para a indústria farmacêutica, que viu a sua reputação melhorar de “Mediano” para “Forte” graças ao desenvolvimento de vacinas conta a Covid-19.
Por idades, a The RepTrak Company sublinha as diferentes perspectivas entre Geração Z (18-25) e Millennials (26-40). Enquanto os primeiros apresentam índices mais elevados de cepticismo em relação ao mundo corporativo, os segundos revelam a postura mais positiva de todas as gerações. Os indivíduos da Geração X (41-55) e os Boomers (56-64) ficam no meio.