Lealdade dos Millennials deixa a desejar
Dois terços dos Millennials desejam deixar as organizações onde trabalham até 2020. Os dados do “Millennial Survey 2016”, da Deloitte, revelam que a lealdade desta geração aos seus empregos é frágil e está “directamente relacionada com as oportunidades de desenvolvimento de liderança, com a flexibilidade no local de trabalho e com o sentido de propósito que vai para lá do mero lucro”.
A solução passa por as empresas se adaptarem a este novo modo de pensamento, “sob o risco de perderem uma elevada percentagem da sua força de trabalho”. A quinta edição do estudo mostra ainda que os Millennials querem que as empresas e os negócios se foquem mais nas pessoas e não tanto no lucro. Punit Renjen, CEO da Deloitte Global, explica: «Os Millennials dão grande importância aos propósitos das suas organizações que vão para lá do sucesso financeiro, mantendo-se fiéis aos seus valores e às oportunidades de desenvolvimento profissional. Os líderes precisam de demonstrar que valorizam estas prioridades ou as suas organizações continuarão em risco de perder grande parte da força de trabalho.»
Depois de inquiridos cerca de 7700 Millennials de 29 países, a Deloitte conclui ainda que a procura por flexibilidade é também uma das características desta geração no ambiente de trabalho. Três quartos dos Millennials prefeririam trabalhar em casa ou em outros locais que consideram mais produtivos. Contudo, apenas 43% usufrui dessa possibilidade.