Lavoro investe mais de dois milhões de euros em internacionalização
A Lavoro, empresa de Guimarães especializada em produção de calçado profissional, prepara-se para levar a cabo um plano de expansão para os mercados espanhol e alemão. A estratégia de investimento prevista ultrapassa os dois milhões de euros, ao longo dos próximos cinco anos, sendo que deverá ser distribuído entre a internacionalização da actividade do Spodos, centro de aconselhamento técnico, a presença em certames e o aumento da autonomia da Lavoro Deutscheland, a subsidiária que tem na Alemanha. Tendo em conta o interesse em crescer em Espanha, a Lavoro tem também planos para a construção de uma unidade produtiva na Galiza ou, então, para a aquisição de uma.
A marca esteve, recentemente, na A+A, feira mundial de equipamentos de protecção individual na Alemanha, para testar a nova estratégia: “Continuar na vanguarda da inovação, com modelos e materiais que definem tendências, e afirmar-se, à escala global, como uma indústria de serviço”, como é explicado em comunicado. Teófilo Leite, presidente do conselho de administração, conta que a empresa já não é apenas uma fabricante de sapatos mas também uma indústria de soluções tecnológicas de calçado profissional. Para isso contribuiu o desenvolvimento do Spodos, também conhecido como Foot Science Center. «Estamos cada vez mais ao serviço do pé, temos capacidade para caracterizar as exigências de diferentes ambientes de trabalho» e ainda de encontrar as melhores soluções para cada desafio.
A Lavoro já marca presença em mais de 10 países, tendo apresentado um volume de negócios de cerca de 13 milhões de euros em 2014. Para os próximos três a cinco anos, o objectivo é chegar aos 25 milhões de euros anuais.