Labubu: O ‘elfo’ que vale mais do que a Hasbro e a Mattel juntas

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Marketeer
28/07/2025
09:39
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A Pop Mart da China vale 40 mil milhões de dólares, mais do que os fabricantes da Barbie ou da Nerf, revela o jornal britânico Financial Times. Um colecionador pagou até 140.000€ por uma edição especial.

Uma boneca elfa peluda tornou a empresa chinesa Pop Mart numa das empresas de brinquedos mais valiosas do mundo, com vendas anuais de quase 2 mil milhões de dólares, revela o Financial Times.

A boneca vendida pela Pop Mart, com sede em Pequim, tornou-se muito popular no último ano. Houve lutas nas lojas para conseguir estes peluches do tamanho da palma da mão, alguns dos quais são vendidos por três vezes o preço nos mercados secundários.

Existem inúmeros vídeos deles no TikTok, e têm gerado filas enormes nas lojas Pop Mart de todo o mundo. Celebridades como Dua Lipa, Rihanna e Lisa, do grupo de K-pop Blackpink, exibiram uma versão do monstro com um sorriso diabólico como acessório nas suas carteiras.

A Labubu é uma das poucas marcas de consumo chinesas com reconhecimento global. A capitalização bolsista da Pop Mart, de 40 mil milhões de dólares, é mais do dobro da das marcas americanas Hasbro e Mattel juntas.

Jason Yu, diretor-geral para a Grande China do grupo de estudos de mercado Kantar Worldpanel, observa qi jornal britânico, que o apelo pouco convencional da Labubu se deve ao facto de “as pessoas não quererem algo muito fofo, mas sim algo mais rebelde”.

Nos últimos anos, a Pop Mart iniciou uma ambiciosa expansão global. Em 2022, um dos seus executivos disse ao Financial Times que a empresa queria imitar a Lego e obter a maior parte das suas vendas em mercados estrangeiros, como os EUA e a Europa. No final do ano passado, a empresa tinha 130 lojas físicas e 192 máquinas de venda automática fora da China continental, principalmente nos EUA, Europa e Sudeste Asiático. A empresa também serve os consumidores através de plataformas online como a Amazon e a TikTok. Esta semana, na loja principal da empresa em Xangai, repleta de clientes nacionais e internacionais, as bonecas Labubu esgotaram.

As bonecas Labubu são normalmente vendidas em “caixas surpresa” que custam 69 yuan (8,25 euros) na China, embora as bonecas Labubu maiores também sejam vendidas por muito mais. Os clientes não sabem qual a personagem específica da série que compraram até abrirem a caixa, o que leva a mais caixas e a um grande mercado secundário, especialmente entre os colecionadores de séries completas.

A Pop Mart foi fundada em 2010 por Wang Ning, um jovem de vinte e poucos anos da província de Henan, na China central. O seu IPO em Hong Kong em 2020 e a subsequente subida das ações impulsionaram a fortuna de Wang para mais de 21 mil milhões de dólares, tornando-o a 12ª pessoa mais rica da China, de acordo com a Bloomberg.

A receita da Pop Mart fora da China continental no ano passado foi de 5,1 mil milhões de yuans, aproximadamente 39% do seu total. As suas ações quase sextuplicaram no último ano graças à febre das Labubu.

A procura atingiu tal ponto que a Pop Mart teve de suspender as vendas nas suas lojas por duas vezes, em Londres no mês passado e em Seul na semana passada, devido a quezílias entre clientes.

O modelo “caixa surpresa” atraiu um intenso escrutínio oficial na China. De acordo com uma notícia do jornal estatal Diário do Povo, os especialistas jurídicos defendem uma regulamentação mais rigorosa das caixas surpresa, uma vez que correm o risco de induzir comportamentos aditivos entre os menores.

Este modelo de negócio levou também à escalada dos preços no mercado secundário. De acordo com dois clientes adolescentes da loja de Xangai, uma boneca Labubu de 1.000 yuan (120 euros) estava a ser vendida por quase três vezes esse preço nas plataformas online secundárias. A Pop Mart também vende edições exclusivas, como a boneca Shanghai Mega Space Molly, por 1.299 yuan (154 euros).

Os colecionadores fervorosos pagaram significativamente mais para adquirir as edições mais raras e cobiçadas. Na semana passada, um indivíduo pagou 1,2 milhões de yuans (mais de 140.000 euros), incluindo comissão, por um Labubu de tamanho real de edição limitada num leilão em Pequim.

De acordo com os analistas, o facto de os consumidores que normalmente compram artigos de luxo em períodos de crescimento económico estarem a gastar dinheiro em produtos mais baratos durante as recessões está a impulsionar o crescimento da Pop Mart.

Yu afirma que os brinquedos na China têm um significado emocional, uma vez que os consumidores mais jovens procuram conforto em produtos que lhes façam companhia: “Muitas crianças chinesas são fruto da política do filho único das últimas décadas e sentem-se muito sozinhas.”

As vendas de outras empresas de brinquedos de marca, como a chinesa Miniso e a japonesa Sanrio, criadora da Hello Kitty, também cresceram no último ano. A Miniso anunciou este mês que estava a considerar uma cisão e a entrada em bolsa da sua marca Top Toy.

O crescimento explosivo da Pop Mart deixou-a exposta às mudanças nas tendências de consumo no competitivo mercado dos brinquedos de design, de acordo com Jeff Zhang, analista da Morningstar, que acrescenta que a introdução de novas personagens será fundamental para o seu crescimento futuro.

As vendas da gama Monsters, da qual a Labubu faz parte, aumentaram mais de oito vezes no ano passado e representaram cerca de um quinto da receita. As vendas da gama Crybaby aumentaram mais de 16 vezes e geraram quase 10% da receita.

“Esperamos ver um crescimento global muito estável em 2024-2025. Mas, com o tempo, se a Pop Mart não desenvolver novos produtos que atraiam a sua base de fãs, poderemos ver algum declínio”, disse Zhang.




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