La Brasserie de L’Entrecôte sopra 30 velas com um vinho exclusivo e novidades na carta
Em 1993, abria na Rua do Alecrim, em Lisboa, o primeiro restaurante La Brasserie de L’Entrecôte. De inspiração francesa, o restaurante prometia um conceito minimalista, assente num prato único: o Entrecôte da vazia fatiado, regado com um molho secreto à base de ervas com nada menos de 18 ingredientes e acompanhado por batatas fritas.
30 anos volvidos, a especialidade da casa (a partir de 23,90 euros, dependendo do acompanhamento) continua a fazer as delícias dos amantes da carne – e não só, ou não houvesse no menu uma alternativa à base de seitan (a partir de 22 euros) – e a receita do molho também permanece no “segredo dos deuses”. Isto apesar de, em 1998, o restaurante ter mudado de mãos, passando a integrar o Grupo Portugália, que desde então expandiu o conceito a novas localizações.
Para celebrar o 30.º aniversário, a Brasserie de L’Entrecôte aliou-se à Casa Relvas, um parceiro de longa data, para o lançamento de um vinho de edição especial comemorativa. Baseado nas castas Syrah, Touriga Nacional e Touriga Franca, e resultado de um estágio de nove meses, trata-se de um vinho especialmente pensado para acompanhar o célebre molho da casa, dominado pelas notas herbais, sem o ofuscar. A edição foi limitada a 600 unidades e o preço ronda os 36 euros por garrafa ou 9 euros por copo.
Além do novo vinho, a Brasserie de L’Entrecôte introduziu algumas novidades na carta – algo que não acontece assim com tanta regularidade, porque aqui o que se pretende, acima de tudo, é qualidade e consistência. Nas entradas, é agora possível provar uma nova tábua de queijos Reblochon de Savoie, Comté e Boursin (11,90 euros), enquanto a selecção de patés (4,40 euros) foi enriquecida com um paté de tomate seco, que se junta aos de salmão e manjericão. A novidade mais surpreendente estará, contudo, nos Profiteroles de bacalhau (10,20 euros).
As novidades estendem-se ainda à carta de sobremesas, onde aos clássicos da casa se juntam agora o Mil-folhas de chocolate branco, compota de framboesa e alfazema (7 euros), o café Liégeois (6,50euros) e os Frutos Vermelhos em calda de Cointreau, crumble e gelado (8,40 euros).
Tanto o vinho exclusivo como as novas entradas e sobremesas estão disponíveis em todos os restaurantes La Brasserie de L’Entrecôte, incluindo os espaços no Centro Comercial Amoreiras e no Centro Colombo.