KuantoKusta quer impedir o favorecimento da Google Shopping
O comparador de preços português KuantoKusta juntou-se a um grupo de 43 serviços de comparação de compras europeus para pedir à Comissão Europeia que actue imediatamente contra o favorecimento da Google Shopping nas páginas gerais de resultados de pesquisa, de forma a garantir transparência e isenção na informação de pesquisa apresentada aos consumidores.
A carta aberta apresentada à entidade surge na sequência da entrada em vigor da Lei dos Mercados Digitais, no início deste mês, sendo que, através dela, a coligação de empresas que operam em todo o Espaço Económico Europeu pretende alertar a Comissão Europeia para a necessidade de impor à Google a proibição de preferência do seu serviço Google Shopping dentro das páginas de resultados de pesquisa geral.
«O favorecimento das unidades comerciais da Google desvia a atenção dos utilizadores dos serviços de comparação mais relevantes, em benefício do serviço da Google. Uma vez que acreditamos nos benefícios de serviços de comparação genuínos e isentos para as decisões de compra dos consumidores, apelamos ao fim da posição dominante abusiva da Google no posicionamento do próprio serviço», explica, em comunicado, Paulo Pimenta, CEO do KuantoKusta.
A Lei dos Mercados Digitais, que entra em vigor a 1 de Novembro, contém uma proibição para os motores de busca que incorporam serviços de pesquisa especializados, como o Google Shopping, nas suas páginas gerais de resultados de pesquisa. A carta aberta incentiva a Comissão a “passar das palavras aos actos” e a tornar a aplicação desta proibição numa prioridade máxima.