Komos: a tequila premium que quer conquistar Portugal pela degustação
Dá pelo nome de Komos é uma tequila premium nova em Portugal, que procura o seu lugar na mesa dos consumidores nacionais. Com três opções à escolha, a marca está classificada em terceiro lugar por volume para a venda a retalho de tequilas a mais de 100 dólares nos Estados Unidos – o maior e mais saturado mercado para tequilas. E já se faz notar noutro mercados mundiais, onde se inclui Portugal.
Leslie Serrero, directora-geral internacional da Komos, revela à Marketeer que a Komos pretende «criar bases sólidas no mercado, promovendo um crescimento sustentável para além de quaisquer tendências», duplicando as vendas todos os anos durantes o próximo triénio. Para tal, vão dar prioridade às degustações e à educação, contruindo relações profundas com um «número seleccionado de clientes-chave com grande reputação e experiência».
Esta bebida provém de Weber Blue Agave maduro colhido à mão nas terras altas e baixas de Jalisco, no México. As piñas são depois torradas lentamente da forma tradicional, durante dois dias num histórico forno de pedra vulcânica. O sumo das piñas assadas é então fermentado por leveduras ambientais e duas vezes destilado em alambiques de cobre.
A marca estreou-se recentemente em Portugal. Qual é o feedback até agora? A aceitação dos consumidores é positiva?
Portugal é ainda um mercado jovem para a Komos, mas notámos um grande interesse, tanto por parte dos parceiros comerciais como dos consumidores, pela Komos como uma tequila de bom gosto e elevada, bem como um novo tipo de bebida espirituosa premium. Recebemos muitos comentários positivos dos consumidores portugueses, o que é muito encorajador.
Que objectivos têm para o nosso mercado a curto e médio prazo?
A curto prazo, queremos criar bases sólidas para a Komos no mercado, promovendo um crescimento sustentável para além de quaisquer tendências. Por isso, damos prioridade às degustações e à educação, concentrando a nossa energia na construção de relações profundas com um número seleccionado de clientes-chave com grande reputação e experiência, que se alinham com os valores da nossa marca e que compreendem totalmente os nossos produtos.
Do ponto de vista comercial, o nosso objectivo é duplicar as nossas vendas todos os anos durante os próximos três anos.
Quais são os principais canais de comercialização?
Acreditamos firmemente no nosso líquido e estamos convencidos de que a degustação é a chave para se tornar um fã da Komos. Por isso, a nossa prioridade é construir relações fortes com contas selectivas no comércio local, encorajando os barmen e sommeliers a apaixonarem-se pela Komos. Eles têm o paladar e a experiência para compreender e apreciar o valor acrescentado das nossas tequilas e estão melhor posicionados para explicar o nosso sabor, história e singularidade aos consumidores. Adicionalmente, asseguramos uma presença em contas de topo de gama fora dos estabelecimentos comerciais para que os consumidores possam comprar Komos directamente, seja para seu próprio prazer ou como um belo presente.
Pretendem levar a marca ao sector gastronómico?
O envelhecimento único em barris de vinho da colecção Komos torna-a particularmente adequada para a harmonização com alimentos. Com a variedade, complexidade e suavidade das nossas tequilas, encorajamos associações gastronómicas. Isto faz parte da experiência Komos e já trabalhámos com chefes de todo o mundo para organizar belos jantares de harmonização de tequila com comida. Tencionamos desenvolver as nossas relações com chefs e sommeliers, encorajando os consumidores a beber Komos puro ou com gelo juntamente com as suas refeições.