Kodak afasta-se do palco dos Óscares
Um tribunal de Nova Iorque autorizou ontem a Eastman Kodak a dar por terminado o seu contrato de patrocínio com o teatro a que emprestava o nome desde 2002, em Hollywood, e que serve desde então de palco à cerimónia dos Óscares. Ainda assim, de acordo com a Exame brasileira, a imobiliária CIM Group, proprietária do Kodak Theatre, não revelou ainda quando o empreendimento irá perder o seu já célebre nome.
«Tivemos êxito ao pôr fim ao nosso patrocínio. Agora cabe a eles decidir como mudarão o rótulo», afirmou um porta-voz da Kodak , que a 19 de Janeiro deste ano apresentou, num tribunal de Nova Iorque, um pedido de protecção contra os credores, dada a sua incapacidade de concorrer no mercado digital.
A Kodak solicitou a rescisão do contracto com o CIM Group no primeiro dia deste mês, tendo a imobiliária objectado, sete dias mais tarde. Ainda assim, a decisão judicial acabou por ir ao encontro do pedido da Kodak.O CIM Group apresentou reservas quanto à eliminação de todos os sinais de patrocínio com efeitos imediatos, uma vez que o nome da Kodak está estreitamente ligado à campanha de publicidade dos Óscares, cuja 84ª edição se realizará no dia 26. Sem esquecer que no contrato que vincula a cerimónia ao teatro está estipulado que a Academia de Hollywood tem o direito de vetar a mudança de nome do local, se considerar prejudicial aos parâmetros do evento.
O Kodak Theatre implicou um investimento de 94 milhões de dólares (mais de 72 milhões de euros). As instalações foram inauguradas em Novembro de 2011, tendo o teatro, já com o nome Kodak, acolhido a sua primeira cerimónia dos Óscares em Março de 2002.
A Eastman Kodak acordou pagar 3,6 milhões de dólares (aproximadamente 2,8 milhões de euros) anuais durante duas décadas, para ver a sua marca associada ao edifício.
Paralelamente, adianta o mesmo meio, a Academia de Hollywood e o CIM Group encontram-se em negociações para determinar se a cerimónia dos Óscares continuará a acontecer naquele local a partir de 2013.