Klépierre: Centros Comerciais cada vez mais verdes e sustentáveis

A Klépierre, líder europeia em centros comerciais, responde às exigências e dá a mão às boas práticas, esforçando-se há muitos anos para liderar também nesta área, tendo já reduzido o consumo de energia de todos os seus centros na Europa em mais de 40%, em 2021, em comparação com 2013.

A nível internacional, este empenho foi reconhecido, pelo segundo ano consecutivo, como líder da indústria em Responsabilidade Social Corporativa pela avaliação de 2021 do Global Real Estate Sustainability Benchmark (GRESB). Os resultados da redução de 43% no consumo de electricidade e de 82% na pegada de carbono dos shoppings Klépierre nos últimos sete anos, o fornecimento de energia verde em toda a Europa, a instalação de energia renovável no local das instalações produtivas, evitar que 96% dos resíduos acabassem em aterros e ter espaços dedicados às comunidades locais em 98% dos centros permitir alcançar esta liderança. Relacionado com a optimização do desempenho ambiental, o grupo atingiu o objectivo de 100% dos centros comerciais terem a certificação BREEAM In-Use, dois anos antes do previsto. Ao atingir este objectivo, a Klépierre recebeu este ano o prémio BREEAM Awards 2021 na categoria de Investimento Responsável em Portefólio de Grandes Dimensões. São mais de 100 centros comerciais que lideram o caminho para um futuro mais eficiente.

De destacar também o reconhecimento pela Organização Não Governamental CDP, que, através da Lista pelo Clima, reconhece os esforços pela luta contra as alterações climáticas. A Klépierre é representada pela segunda vez consecutiva nesta lista por todos os seus esforços do eixo Act4Good como a redução da emissão de gases com efeito de estufa, ou a aposta na transparência ambiental.

A nível nacional, a Klépierre foi distinguida com o Selo Carbon Free 2020 e renovado em 2021. Este reconhecimento foi possível porque os centros são alimentados a 100% por energia verde e por compensarem as emissões directas e indirectas de gases com efeito de estufa.

«A Klépierre tem vindo a antecipar a mudança há já algum tempo e continuamos a desenvolver políticas sustentáveis como pedra angular da nossa estratégia de responsabilidade social empresarial, Act4Good. A compensação total da nossa pegada de carbono, a utilização de 100% de energia renovável, são apenas alguns dos exemplos mais recentes de para onde nos dirigimos como empresa. A sustentabilidade é uma parte fundamental do modelo de gestão da Klépierre e os seus pilares estratégicos incluem iniciativas muito específicas para alcançar um impacto ambiental positivo», explica Telmo Ferreira, head of country.

O grupo explica que têm sido anos de grandes desafios para os centros que compõem o plano nacional. Parque Nascente, Aqua Portimão e Espaço Guimarães têm respondido às exigências com acções enérgicas. Através do Programa Act4Good, os três centros comerciais têm conseguido desenvolver várias iniciativas de impacto positivo, que permitiram promover a economia circular, colocar em prática acções em prol da sustentabilidade do planeta e lançar o desafio à sua comunidade de falar e agir para o bem comum.

No plano da Península Ibérica, o futuro quer-se verde. O grupo está a desenvolver novos projectos e um plano de acção, com metas específicas para cinco anos até 2027. Para além da eficiência energética, que permanece um objectivo em si, a Klépierre está empenhada em atingir a neutralidade de carbono nos seus centros comerciais até 2030.

INICIATIVAS NACIONAIS QUE SE TRANSFORMAM EM INICIATIVAS IBÉRICAS

Com foco na diversidade e inclusão de todos os clientes, o centro comercial Espaço Guimarães implementou em todos os parques de estacionamento e pontos de contacto com o cliente, como casas de banho ou caixotes de reciclagem, o código ColorADD. O “alfabeto das cores” permite aos indivíduos que têm discromatopsia, mais conhecida por daltonismo, identificar cores, sempre que estas são um factor de identificação, orientação ou escolha.

O daltonismo é uma doença genética que consiste na dificuldade ou incapacidade de uma pessoa distinguir algumas ou todas as cores. Afecta cerca de 350 mil milhões de pessoas em todo o mundo e esta implementação cumpre com seis dos 17 objectivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Esta excelente iniciativa, que começou no Espaço Guimarães, foi, no próprio ano, expandida para os restantes centros comerciais do portefólio ibérico.

DA MOBILIDADE AO AMBIENTE: UMA ESTRATÉGIA TRANSVERSAL

A mobilidade sustentável é uma temática que tem vindo a alertar o grupo, por isso os três centros têm vindo a implementar parques exclusivos de trotinetas e bicicletas, acompanhando a tendência mais recente dos meios de transporte, sem emissões, nas grandes cidades. São também disponibilizados espaços apropriados para o estacionamento de TVDE, ou seja, o transporte individual e remunerado de passageiros, disponibilizado a partir de plataformas electrónicas, o que possibilita a boleia partilhada.

Além desta medida, em 2023, os três centros comerciais nacionais do grupo vão abraçar o projecto RE-ENERGY. A ideia é criar estações de carregamento de veículos eléctricos nos parques de estacionamento, oferecendo as tarifas mais baratas e com 100% de energia renovável. Com estas novas estações de carga RE-ENERGY, já implementadas no centro comercial Príncipe Pío, em Madrid, a Klépierre está a responder à procura de energia dos utilizadores destes veículos no centro da cidade. Desta forma, a mobilidade de meios de transporte eléctricos é facilitada e reduzem os níveis de poluição. Também no próximo ano, os centros vão receber painéis fotovoltaicos para produzirem energia própria com recurso ao sol.

Não só de transportes se faz o carácter sustentável da Klépierre. Há um ano, os três centros lançaram as sementes de um projecto com forte compromisso sustentável e educacional. Estas hortas surgiram enquadradas no eixo de responsabilidade social Act4Good e são uma parceria com a startup portuguesa Noocity, que se foca no desenvolvimento de produtos e serviços inteligentes para a prática da Agricultura Urbana Doméstica. Um ano após a criação destes espaços, os frutos colhidos são promissores. De modo geral, os dois centros realizaram, durante um ano, vários eventos de alimentação saudável, como talks e workshops, que pretenderam envolver a comunidade. Estas hortas urbanas são de acesso livre, onde crianças e adultos podem assistir ao crescimento das frutas, legumes e vegetais, reforçando a mensagem de que é possível e, cada vez mais necessário, encontrar formas de produzir alimentos sustentáveis que permitam alimentar a população de forma nutritiva, enquanto se cuida do planeta.

O consumo consciente é outro mote da política sustentável do Grupo Klépierre e, por isso, a estratégia de promover mercados em segunda mão nos centros comerciais tem ganhado destaque. A associação a mercados já existentes permite também levar conceitos diferenciadores como Flea Market ou Feira da Bagageira para os centros comerciais. A preocupação com a sustentabilidade, a importância de dar várias vidas aos produtos, bem como os preços mais baixos, são algumas das razões que levam o consumidor a procurar este tipo de iniciativas.

NO PLANO NACIONAL: DAS CAMPANHAS ORIGINAIS À PREMIAÇÃO EUROPEIA

A título individual, cada um dos centros tem vindo a destacar- -se com campanhas que contam histórias. É o caso do Aqua Portimão, que acaba de lançar o projecto SABE A MAR, de modo a celebrar a região do Algarve e recuperar tradições. É sob o rasto de história deixado pela antiga Fábrica Boavista que o Aqua Portimão transformou um produto tão familiar e histórico, as sardinhas em conserva, num produto premium que promete levar Portimão além-fronteiras. SABE A MAR dá nome a este produto, uma edição limitada sob a expressão QUE JÊTE, lançada com o apoio da Câmara Municipal de Portimão e o Museu de Portimão, com 2500 unidades, com parte das receitas a reverter a favor do projecto Memórias com Sentido(s) da associação Alzheimer Portugal.

Estas conservas, que recuperam décadas de tradição, são produzidas manualmente e com a mesma receita centenária usada na Fábrica Boavista, preparadas com dedicação pelos homens do mar. As sardinhas em lata SABE A MAR vão estar disponíveis em duas opções, limão e azeite virgem, dois sabores típicos e lusitanos. «SABE A MAR é a descrição perfeita que podemos atribuir à cidade de Portimão e é um orgulho muito grande podermos dar início a tão grande e bonita celebração», refere Marta Costa, responsável do projecto desenvolvido pelo Aqua Portimão.

Quanto à pegada ecológica, a história conta-se noutros projectos. O Espaço Guimarães tem vindo a destacar-se a desenvolver iniciativas com forte impacto no meio ambiente e na sua comunidade, em linha com a política de responsabilidade corporativa Act4Good. Um dos seus mais recentes projectos visa o reaproveitamento de antigas lonas de comunicação, de modo a evitar o desperdício de materiais que acabariam no aterro. As lonas foram as protagonistas do projecto Corações sem Barreiras, onde alunos da ACIP deram uma nova vida aos materiais. Para esta iniciativa, foram aproveitados mais de 1100 m2 de lonas de comunicação, que, agora, são elegantes e divertidas bolsas para utilizar diariamente.

A pensar na sua comunidade, pelo segundo ano consecutivo, o Espaço Guimarães promoveu a purificação do ar da sua cidade berço, através de uma tela publicitária com um tratamento de dióxido de titânio. Durante este ano, a tela está a fazer o mesmo trabalho que 103 árvores na redução da poluição ambiental, contribuindo positivamente para o bem-estar e dia a dia dos vimaranenses.

Já o centro Parque Nascente foi destacado a nível europeu. Em parceria com a Lipor, o centro comercial foi o vencedor dos prémios Semana Europeia para a Redução dos Resíduos, na categoria Negócios/Indústria. Este prémio reconhece as empresas e negócios que adoptam medidas em prol da redução de resíduos. O projecto consiste na disponibilização gratuita de caixas de take-away no seu espaço de restauração. Actualmente, para além do Parque Nascente, este projecto está também já implementados nos centros comerciais Espaço Guimarães e Aqua Portimão e desde o início do projecto já foram utilizadas mais de 18 mil caixas e salvos mais de 600 kg de comida.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 317) da Marketeer.

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