Kia: Marcar no campo da sustentabilidade

A Kia é patrocinadora oficial do Campeonato do Mundo da FIFA desde 2007, numa ligação que faz parte de uma estratégia mais ampla que procura cruzar os valores da marca automóvel com os do desporto, bem como aumentar os seus níveis de notoriedade. «Os valores da alta competição cruzam- se com a história de superação, rigor, perseverança e espírito de equipa que marcam a evolução da Kia e que a posicionam hoje como líder global de soluções de mobilidade sustentável», afirma Miguel Santos, director de Marketing do Grupo Astara.

Com o aproximar do Mundial do Qatar 2022, a Kia começou cedo a “aquecer os motores” para esta competição, através de um conjunto de iniciativas locais com abrangência 360º para maximizar a sua ligação ao evento e reforçar a proximidade com os amantes do desporto. Em Portugal, desenvolveu nas redes sociais o passatempo #BoleiaDakiAoQatar, através do qual ofereceu viagens, alojamento e bilhetes duplos para o Mundial. Além disso, a marca estará ao lado de todos os adeptos no decorrer da competição, tendo assinado um acordo com o Time Out Market, em Lisboa, para a criação de um espaço próprio que irá permitir a visualização dos jogos, entre outras acções.

O Campeonato do Mundo de 2022 servirá também como uma plataforma para alavancar a estratégia da Kia no campo da mobilidade eléctrica. A fabricante sul-coreana tem vindo a investir na electrificação da sua frota, num esforço coroado com a nomeação do Kia EV6 como Carro do Ano 2022, a nível europeu, e como Carro Eléctrico do Ano, em Portugal. O SUV é o ponta-de-lança da marca no campo da electrificação, oferecendo uma autonomia inédita de 528 km e recursos de carregamento ultra-rápido de 800 V, que permitem realizar uma carga de 10 a 80% em apenas 18 minutos, além de uma base tecnológica sem precedentes e um espaço interior líder na classe.

A partir de 2023, a Kia tem como objectivo lançar dois modelos eléctricos por ano, numa ofensiva de produto que permitirá à marca perseguir o objectivo de aumentar o peso dos veículos eléctricos nas suas vendas globais de 17% (em 2022) para 52%, até 2030, e atingir a neutralidade carbónica até 2045. Ao longo dos próximos cinco anos, a marca irá investir perto de 20,5 mil milhões de euros nesta área.

No mercado português, os veículos electrificados representam já 25% das vendas da marca e os próximos lançamentos, com destaque para o Kia EV9, já em 2023, irão «reforçar esta quota de forma exponencial». «O EV9 será uma referência no segmento superior de modelos eléctricos e vai, à semelhança do EV6, revolucionar a oferta da marca», promete Miguel Santos.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Mundial de Futebol do Qatar”, publicado na edição de Novembro (n.º 316) da Marketeer.

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