Kia: As pessoas no centro de tudo

Até 2027, a Kia terá lançado no mercado 15 modelos eléctricos novos – uma média de cerca de quatro por ano. E este ritmo de estreias é apenas a face mais visível de uma das transformações mais marcantes de toda a indústria.

Em Abril, a Kia actualizou a sua estratégia comercial de médio/longo prazo, com foco na electrificação, elevando a meta de vendas anuais em 2030 para 4,3 milhões de unidades, das quais 2,38 milhões relativas a veículos electrificados. O compromisso com a descarbonização acontece em toda a linha: os plásticos reciclados e os biomateriais aplicados ao novo EV9 vão ser expandidos a todos os modelos futuros. Além disso, a Kia expandiu a sua parceria à Ocean Cleanup – organização ambiental global sem fins lucrativos. O objectivo é apoiar a recolha de resíduos de plástico do oceano e reutilizá-los, já em 2024, como acessórios de veículos e, a partir de 2026, como peças dos seus modelos. Este é um esforço com rumo. Um compromisso com a neutralidade carbónica que a Kia pretende alcançar até 2045, que pressupõe um roteiro de actuação de acordo com os critérios de sustentabilidade ESG (Ambientais, Sociais e de Governança).

Para a Kia, os números ou as metas não fariam sentido sem um propósito: o “Movimento que Inspira” – a assinatura que traduz o foco nas pessoas. A marca não se limita a procurar diminuir a distância física e emocional. Tem como meta criar um movimento de desenvolvimento sustentável para a sociedade e para o meio ambiente como um todo.

Isto vai além do fabrico de automóveis. A marca assume o compromisso com a mobilidade em todo o momento, em todos os lugares e acessível a todos – com serviços directos ou acesso a soluções – e prepara a sua liderança como criadora de soluções integradas de mobilidade, com plataformas 100% digitais, foco na conectividade a bordo ou no desenvolvimento dos PBV, os designados veículos para fins específicos.

Também por isso, de um construtor automóvel tradicional e predominantemente escolhido por públicos conservadores, a nova Kia conquista hoje a atenção e a preferência de utilizadores adeptos da inovação. Os innovators e early adopters (percursores e líderes de opinião) representam, juntamente com a denominada early majority (os que aceitam a mudança com pragmatismo), mais de metade dos clientes actuais da marca.

Numa era de profundas transformações, em que o mundo assume a urgência de novos modelos de desenvolvimento mais sustentável, a Kia pretende colocar o seu conhecimento e experiência ao serviço das expectativas das pessoas – as de hoje e as das gerações futuras. Esse é o movimento que a inspira.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Mercado automóvel”, publicado na edição de Junho (n.º 323) da Marketeer.

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