Karl Marx ilustra cartão de crédito
O rosto de Karl Marx, pai da doutrina comunista, está agora impresso num dos grandes símbolos do capitalismo: um cartão de crédito.
O banco alemão Sparkasse Chemnitz lançou na internet uma votação online para que fosse escolhida a imagem de um dos seus cartões de crédito. Na corrida estavam 10 importantes monumentos da cidade de Chemnitz, no centro-leste da Alemanha, mas o mais votado, com 35% das preferências, acabaria por ser um busto de Karl Marx, construído em 1953, ultrapassando castelos da Idade Média e o escudo de um clube de futebol da região, por exemplo.
Mas Karl Marx não é o único líder comunista a ser utilizado em campanhas publicitárias. Che Guevara, um dos principais rostos da Revolução Cubana, na década de 50, surge hoje retratado em t-shirts e até biquinis.
Mais recentemente, no início do ano, uma das suas imagens, captadas pelo fotógrafo Alberto Korda, em 1960, foi utilizada numa apresentação da Mercedes-Benz, como noticiou a Marketeer.
A fabricante recorreu à fotografia de Ernesto “Che” Guevara para apresentar a aplicação “Car Together”, que pretende facilitar a pesquisa de boleias. A imagem foi modificada de forma a que a estrela na boina do argentino fosse trocada pelo logótipo da companhia alemã. Na apresentação, que decorreu durante o International Consumer Electronics Show, em Las Vegas, o CEO mundial do grupo Daimler, Dieter Zetsche, afirmou: «Alguns colegas ainda acham que dividir o carro se aproxima do comunismo. Bom, se assim é, “viva la revolución!”»
A campanha controversa acabou por exaltar os ânimos de cubanos que moram nos EUA, e que se manifestaram contra a empresa. Na altura, a Mercedes desculpou-se, explicando que ao usar a imagem de Che não pretendia “apoiar a vida ou as acções deste personagem histórico nem a filosofia política que defendia”.