Kantar Worldpanel: 73% dos portugueses sente a crise

kantarworldpanellogo127% dos portugueses declaram não estar a sentir a crise, enquanto 73% afirmam estar a planear mais as suas compras. São estas as principais conclusões do estudo apresentado pela Kantar Worldpanel sobre o Grande Consumo em Portugal.

Outro dado avançado pelo estudo é o aumento da fatia de compras efectuadas na distribuição moderna, verificando-se que 39% dos lares deixaram de fazer compras no comércio tradicional, decréscimo associado sobretudo à categoria de produtos frescos. A distribuição moderna representa assim, hoje, 86% do valor gasto em bens de grande consumo pelas famílias portuguesas.

Outra tendência global é a diminuição da frequência de compra, que aconteceu em vários sectores como por exemplo no sector têxtil, que teve uma quebra de 13,5% na frequência de compra, 5% nos bens de grande consumo e 16,7% nos combustíveis, em comparação com igual período de 2009. No que diz respeito a bens de grande consumo assistiu-se, nos primeiros meses do ano, a uma quebra de valor de 2,6% e de volume de 1,3%.

Este estudo revela, ainda, que os portugueses têm uma grande capacidade para se ajustar à situação do mercado, alterando alguns hábitos, que normalmente se reflectem mais sobre as compras de bens de grande consumo.

Artigos relacionados