Kangoo eléctrico faz primeiros quilómetros em Portugal
O primeiro carro eléctrico da Renault, que chega ao mercado dentro de 18 meses, vai percorrer os primeiros quilómetros em Portugal na próxima quarta-feira. Esta versão mais “verde” da Kangoo, comercializada ao mesmo preço que a versão diesel, poderá no entanto encontrar condicionantes à penetração no mercado como a sua baixa autonomia (inferior a 200 quilómetros) e a indefinição quanto aos pontos de carregamento.
Ainda assim, Portugal é um mercado vantajoso para a introdução deste veículo, acredita Ricardo Oliveira. De acordo com as declarações do director de comunicação da Renault Portugal veiculadas pela Lusa: «É um país pequeno, em que a maioria das deslocações não implica muita quilometragem. Depois, o país tem um fornecedor de energia preferencial [a EDP] que vai ajudar no desenvolvimento da infra-estrutura [de carregamento]. O terceiro é a apetência que os portugueses têm pelas novas tecnologias».
Ao Kangoo eléctrico seguir-se-á o Fluance (que, tal como o Kangoo, parte de uma base já existente com motor térmico) e mais tarde o Twizy e o Zoe, dois modelos exclusivamente criados para o mercado de veículos eléctricos.