JWT revela 10 tendências para 2018
Diversidade, streaming, realidade aumentada e imersão são algumas das tendências que irão marcar o novo ano. Quem o diz é a JWT Intelligence, unidade da J. Walter Thompson dedicada a análise, investigação e elaboração de relatórios.
De acordo com o estudo “The Future 100”, reportado pelo site Marketing News, são 10 as tendências culturais, sociais e tecnológicas a ter em conta em 2018:
1 – Guerras de streaming. A Netflix e a HBO são líderes no que a plataformas de vídeo on-demand diz respeito, contudo poderão ter o reino ameaçado. Estão a nascer cada vez mais alternativas, uma vez que o consumo não linear de conteúdos parece não ser apenas uma moda;
2 – Diversidade. A Geração Z tem levado a sério questões como a diversidade e sexismo nas empresas, colocando o assunto na agenda. Como consequência, as empresas sentem mais pressão em apresentar políticas que resolvam estes problemas;
3 – URL passa a IRL (In Real Life). De acordo com a JWT Intelligence, o mundo real é a nova grande aposta das empresas que cresceram online. Gigantes como a Amazon estão empenhados em conquistar o espaço físico, já que os consumidores continuam a gostar de ver e tocar antes de comprar;
4 – Internet das orelhas. Em vez de internet das coisas, o estudo aponta para a internet das orelhas, ou seja, a hipótese de interagir com dispositivos somente através do som. Equipamentos como Amazon Echo e Google Home abriram a porta para um mundo de possibilidades: falar com a televisão ou com os candeeiros, por exemplo;
5 – Mood food. A ligação entre aquilo que comemos e a forma como nos sentimos está tornar-se popular, gerando o conceito de mood food. No fundo, a ideia é que a comida tem uma relação directa com o nossos estado mental e as marcas estão a aproveitar esta tendência para apresentar produtos e serviços específicos;
6 – Realidade aumentada. A realidade aumentada já se fez ouvir no ano passado, nomeadamente através do jogo Pokémon Go, mas em 2018 terá um papel ainda maior. Espelhos em lojas de roupa será a próxima tendência neste campo, permitindo aos consumidores experimentar diferentes estilos;
7 – Luxo hipster. Diz a JWT Intelligence que o luxo tradicional já não funciona junto das gerações mais jovens, é preciso luxo hipster. Objectos opulentos não agradam aos Millennials, que preferem experiências personalizadas, por exemplo;
8 – Sem marca. As marcas próprias não são sinónimo de fraca qualidade e os consumidores estão a aperceber-se disso. Qualidade a um preço mais acessível é algo amplamente procurado pelos mais jovens, o que levou a uma lógica de direct-to-consumer;
9 – Brincadeiras para adultos. As experiências imersivas vão estar em destaque este ano, especialmente através do desenvolvimento de jogos para adultos. Brincar já não é só para as crianças: piscinas de bolas e livros para colorir são algumas opções;
10 – Nova vida adulta. A JWT Intelligence acredita que existe uma nova geração a nascer entre os Millennials e a Geração X. Chamam-se Xennials e combinam aspectos de ambos os lados, situando-se entre os 30 e os 45 anos. Gostam de novas experiências e de momentos inesquecíveis, mas de um ponto de vista mais adulto e refinado.