JWT cria quadro de Rembrandt sem tinta ou pincéis

O “New Rembrandt” é exactamente isso, uma nova forma de conhecer Rembrandt com recurso às tecnologias. O resultado é um quadro apresentado esta semana no país do autor homenageado e que não precisou de tintas ou pincéis para ver a luz do dia. A pintura impressa em 3D é composta por 148 milhões de pixels e baseia-se em mais de 168 mil fragmentos de pinturas originais de Rembrandt.

A ideia de criar esta peça partiu da J. Walter Thompson de Amesterdão ao desenvolver uma campanha para o Ing Bank. Foi pedido à agência que igualasse a inovação do mundo bancário no domínio da arte e cultura, como explica Bas Korsten, director criativo executivo em declarações ao The Guardian.

Para chegar a este retrato de um homem de chapéu e gola branca foi necessário juntar uma equipa de analistas de dados, developers, engenheiros e historiadores de Arte. Profissionais de empresas como a Microsoft e da própria casa-museu do pintor em Amesterdão participaram neste projecto que levou 18 meses a ser finalizado.

O objectivo e motivação de tanto trabalho passa por perceber se a tecnologia pode trazer de regresso à vida um dos melhores pintores de sempre. Bas Korsten salienta que a ideia não é criar um novo Rembrandt mas sim criar algo a partir do seu trabalho, providenciando ainda um modo de conhecer melhor as suas obras. Isto porque foi desenvolvido um software capaz de compreender a arte de Rembrandt, incluindo o uso de geometria, composição e materiais de pintura.

Artigos relacionados