Junta na Freguesia: projecto quer incentivar o País a reciclar resíduos de equipamentos eléctricos
“Junta na Freguesia” é o mais recente programa da ERP Portugal que, em conjunto com as Juntas de Freguesia e municípios de todo o País, quer contribuir para aumentar o conforto dos cidadãos. Com o objectivo de criar um movimento de sustentabilidade participada e facilitar a vida da comunidade, as entidades querem aumentar a recolha e reciclagem de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE), bem como resíduos de pilhas e acumuladores (RP&A).
Tratando-se de um projecto de e para a comunidade, todas as Juntas de Freguesia podem ser candidatas ao programa. As candidaturas podem ser feitas através do site eureciclo.pt, onde também está disponível toda a informação regulamentar sobre a iniciativa.
No final do projecto “Junta na Freguesia”, a ERP Portugal irá premiar a campeã de recolhas de REEE e RP&A (em peso) de cada um dos municípios de Portugal. Nas freguesias eleitas será desenvolvido um projecto comunitário, no valor de 2500 euros. Os incentivos serão ainda alargados a todos os participantes, mesmo que não sejam vencedores: por cada tonelada recolhida através do “Junta na Freguesia”, a ERP Portugal irá atribuir uma contrapartida financeira.
Existem ainda prémios a nível nacional, onde a Junta que angariar maior quantidade de equipamentos em final de vida, dentro de cada uma das categorias (monitores, televisões, equipamentos de grandes e pequenas dimensões, equipamentos de IT, carregador de pilhas, lâmpadas e iluminação), podem também ser convertidos em novos equipamentos da mesma categoria.
«Acreditamos que a capilaridade deste movimento venha a ser muito mais que a soma das suas partes pois, não só falamos de recolhas, mas também de uma oportunidade de formar e informar mais pessoas de como podemos reciclar os nossos REEE e RP&A guardados nas nossas casas e que são importantes matérias-primas para a produção de novos equipamentos», comenta, em comunicado, Rosa Monforte, directora-geral da ERP Portugal.