Julho 2021

Tema de Capa

O back to basics do retalho alimentar

Proximidade, maior frequência de compra, cabazes mais pequenos com produtos sustentáveis, ecológicos e de marcas próprias. É como que um back to basics aquilo a que se está a assistir no retalho alimentar, com os consumidores a alterarem tendências de ida à loja e de consumo. Há mais compras à distância mas há, também, uma maior procura pelo pequeno retalho de proximidade e aumento da frequência de ida à loja.
Em períodos de crise económica, intensifica-se a procura dos consumidores pelas marcas da distribuição. Os players a actuar no mercado nacional sabem-no e têm-se preparado com mais e melhor oferta das suas marcas para responder a essa procura em todas as categorias. Em breve será inconcebível para os consumidores estarem em filas para pagar as suas compras de supermercado. Depois de exemplos internacionais em que a Amazon Go é, talvez, o caso mais conhecido, em Portugal, o Pingo Doce e o Continente têm já projectos semelhantes em curso. Assim, o que tem levado as insígnias a abrir pontos de venda mais pequenos e próximos, a reforçarem as marcas próprias, a investirem em produtos bio e até na experiência de compra em loja? Fique a conhecer os motivos e entenda quão dinâmico está o retalho alimentar.

Pessoas

«Há procura no segmento mais premium», entrevista a Jorge Carvalho, director-geral para Portugal e Espanha do Burger King


Casos

Para a Panidor, o ultracongelado é o novo fresco

Tendência digital chega às gorjetas com a Classihy

Sage tem como ambição criar experiências perfeitas

Sabe que já existem toalhitas de bebé biodegradáveis no mercado?

Wissi: já tem algas para o jantar?


Estratégias

Há vinhos com muita lata

Por um mundo mais sustentável

Adaptação é palavra de ordem no retalho


Estudos

Os milhões do futebol


Comunicação

O ano em que Portugal paralisou Cannes

Um filme sobre as Doce? Isso é “Bem Bom”

A campanha da minha vida…


Lifestyle

Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo + Made in Situ + Gadgets


Cadernos Especiais

Vinhos & Azeites + Chás e Cafés + Alimentação Saudável

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...