JP Morgan prevê “bolha de tablets”

tablets-finalA JP Morgan, banco de investimentos dos EUA, avançou que, em 2011, é expectável a produção, pela Apple e outros fabricantes, de um total de 81 milhões de tablets. Os analistas consideram a possibilidade de serem registadas 65 milhões de unidades fabricadas, valor que, ainda assim, estaria em 36% acima dos 47,9 milhões de dispositivos que o mercado poderia absorver, avança o económico Cinco Días. A confirmar-se a previsão, seria criada uma bolha de 17 milhões de tablets que nunca chegariam a ser vendidos.

De acordo com a JP Morgan, várias são as empresas que estão a apressar-se no lançamento de dispositivos com o intuito de competir com o iPad, da Apple, que vendeu em 2010 perto de 15 milhões de unidades e para o qual se espera um crescimento exponencial este ano, dado o início da comercialização do iPad 2. A Motorola apresentou o Xoom, em finais de Fevereiro. No final do ano passado, a Samsung lançou o seu primeiro Galaxy Tab e a ViewSonic surgiu na passada semana com o ViewPad, que funciona tanto com Windows como com o sistema operativo Android. A Research in Motion prepara-se também para avançar com as vendas do seu tablet, PlayBook, antes do final de Abril. No Verão espera-se a chegada ao mercado do TouchPad, da Hewlett-Packard, e a Toshiba, LG e Acer estão a desenvolver tablets para serem lançados ao longo do ano.

Nesse sentido, a IDC assinalou que a Apple manteve em 2010 a sua quota de mercado global de tablets de 73%, durante o quarto trimestre, valor que sofreu um decréscimo face aos 93% alcançados no trimestre anterior. De acordo com a consultora, entre Outubro e Dezembro foram comercializados 10,1 milhões de tablets no mundo, o dobro do registado entre os meses de Julho e Setembro. A IDC reiterou a sua previsão de vendas de 50 milhões de unidades desta classe de dispositivos em todo o mundo, ao longo de 2011.

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