Jovens portugueses passam mais de 2 horas por dias nas redes sociais
Os jovens portugueses, dos 15 aos 24 anos, passam, em média, entre 141 e 163 minutos por dia a navegar nas redes sociais. Ou seja, mais de duas horas dedicadas, diariamente, a plataformas como Instagrm, TikTok, Facebook e Twitter.
A conclusão é do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2022”, segundo o qual o tempo despendido nas redes sociais por esta faixa etária é o dobro do tempo investido pelas gerações mais velhas. A partir dos 35 anos, a média de tempo dedicado a redes sociais cai a pique, para valores que rondam os 80 minutos por dia.
Segundo a Marktest, responsável pelo estudo, verifica-se um claro predomínio de uso pelas classes C2/D, com uma média próxima dos 141 minutos por dia. Um valor que representa quase o dobro dos 75 minutos despendidos, em média, pelos utilizadores das classes A/B e que fica também muito acima dos 91 minutos investidos, em média, pelos portugueses da classe C1.
No geral, considerando todas as idades e classes sociais, a população portuguesa passa, em média, 111 minutos nas redes sociais, em linha com o verificado no estudo do ano passado. Porém, olhando para os últimos cinco anos, o tempo que os portugueses passam a consultar este tipo de plataformas aumentou, em média, 25 minutos.
Quanto aos equipamentos usados para se manterem par do que acontece nas redes sociais, os portugueses elegem o smartphone (92%). O segundo dispositivo mais utilizado é o computador portátil (35%).
O mesmo estudo da Marktest revela ainda que a maioria dos portugueses indica ver televisão ao mesmo tempo que acede a redes sociais, confirmando a tendência global de second screen.