Jovens portugueses e de classes mais baixas são quem mais valoriza opinião de influenciadores

As recomendações de marcas feitas por figuras públicas e influenciadores são valorizadas por portugueses, conclui o estudo “Figuras Públicas e Digital Influencers”, produzido pela Marktest. De acordo com os dados, mais de um em cada cinco portugueses considera que as recomendações, comentários ou opiniões de figuras públicas ou influenciadores sobre uma determinada marca ou produto são importantes para a percepção que formam sobre essas mesmas marcas.

O estudo revela também que, numa escala de 1 a 10 – em que 1 significa “nada importante” e 10 “muito importante” –, o valor médio atribuído pelos portugueses à opinião de famosos ou influenciadores sobre marcas ou produtos obteve um registo de 5.72, o que pode ser considerado uma classificação positiva, por se situar acima de 5.50.

Na segmentação pelos inquiridos, os dados permitem perceber que os indivíduos entre 25 e 34 anos e os das classes mais baixas foram os que mostraram dar uma maior importância a estas opiniões, com uma média de 6.28 e 6.03, respectivamente.

Já no que diz respeito à classificação da importância dada a essas opiniões para as suas próprias opções de compra, o valor médio é mais baixo – de 5.46, abaixo do limite de 5.50 que se situa na fronteira entre avaliações positivas e negativas. Também neste critério foi entre os indivíduos dos 25 aos 34 anos e dos que pertencem às classes mais baixas que se encontraram avaliações superiores, de 6.01 e 5.82, respectivamente.

O estudo procurou ainda conhecer a opinião dos portugueses relativamente à importância que dão à participação de figuras públicas ou influenciadores em campanhas publicitárias ou de sensibilização social nos diversos sectores de actividade económica.

Nos 23 sectores analisados, Cristiano Ronaldo foi a personalidade mais referida como adequada a participar em campanhas publicitárias, tendo sido referido por 39.1% dos inquiridos. Cristina Ferreira ocupa o segundo lugar com 31.3% das respostas, um valor próximo de Ricardo Araújo Pereira, com 31.1%.

Os sectores que mostraram um maior consenso nas escolhas dos entrevistados foram o de Energia e Combustíveis (com mais associações a Miguel Oliveira), Sensibilização Social (Catarina Furtado), e o sector Automóvel (Cristiano Ronaldo).

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