Jovens designers criam saco sustentável para os centros Via Outlets

O projecto Area 8, trabalho colaborativo do designer português Sérgio Sousa com os bloomers House of Wildflowers, AHCOR e Maria Carlos Baptista, é o vencedor do “Imagine-a-Bag Challenge”. Este é concurso para jovens designers da plataforma Bloom e criado pelo Portugal Fashion, em parceria com os centros Freeport Lisboa Fashion Outlet e Vila do Conde Porto Fashion Outlets.

Sustentabilidade foi a palavra de ordem para o resultado final desta colaboração: os jovens designers apostaram na criação de um saco multifuncional e versátil para usar no dia-a-dia, nas compras, para ir ao ginásio ou até à praia.

O saco foi apresentado e colocado à venda durante a 53.ª edição do Portugal Fashion, passando agora a estar também em exposição, em formato window art, e disponível para venda nos centros Freeport Lisboa Fashion Outlet e Vila do Conde Porto Fashion Outlets pelo valor de 50 euros.

Produzido em quantidades limitadas para evitar o desperdício, tem como material a sarja preta 100% algodão, uma cor neutra que é representativa da marca Area 8 de Sérgio Sousa. A versatilidade do projecto destaca-se na pequena mala extra com um patch, disponível em seis designs distintos – três modelos AREA 8 e os restantes três resultantes das colaborações, e que representam os quatro jovens designers nacionais que participaram no projeto vencedor.

O concurso “Imagine-a-Bag Challenge” reuniu um total de 13 candidaturas de jovens designers convidados pela Plataforma Bloom, tendo atribuído ao projecto vencedor um prémio de 3 mil euros para o desenvolvimento e acompanhamento da produção do saco, além do Prémio Inovação, que se traduziu numa menção honrosa no valor de 1.500 euros, atribuído a José Pinto, na sua marca ARIEIV.

«O Imagine-a-Bag é essencialmente um compromisso com a moda sustentável. A criação de um saco versátil que se adapta a todas as ocasiões do dia a dia e que, ao mesmo tempo, evidencia a criatividade e qualidade dos jovens designers nacionais», afirma, em comunicado, Catarina Tomaz, directora de Marketing da VIA Outlets em Portugal.

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