José Galamba de Oliveira (APS): «Sector vai dar resposta aos desafios de 2021»

Ainda é cedo para fazer um balanço do sector segurador em 2020 mas já se pode constatar que existiu uma quebra significativa da produção de seguros no último ano. No entanto, a transformação digital que as seguradoras impuseram ou aceleraram permitiu minimizar impactos, havendo condições para lidar de forma mais assertiva com os desafios em 2021.

José Galamba de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), afirma que a recuperação do sector depende de factores como a saúde e a economia, mas está confiante na capacidade de resposta que será dada.

«O sector tem conseguido demonstrar capacidade de resiliência e uma particular solidez em períodos críticos no passado. Por isso, uma vez mais mostrará, a agilidade necessária para dar as respostas adequadas à evolução da actividade económica ao longo do ano», afirma.

À Marketeer, José Galamba de Oliveira, aborda a performance de alguns ramos, bem como a redução nas carteiras de investimento das empresas de seguros. E destaca ainda o papel da APS que, com as suas iniciativas de educação financeira, pretende que o seguro possa tornar-se num serviço cada vez mais acessível e mais bem compreendido pelo público.

Leia a entrevista na íntegra na próxima edição (Fevereiro) da Marketeer.

Texto de Rafael Paiva Reis

Artigos relacionados