Jornal romeno quer adoptar britânicos anti-Brexit
Existe uma oportunidade de começar uma nova vida para quem votou contra a saída do Reino Unido da União Europeia, no referendo da passada quinta-feira. O jornal romeno Gândul juntou-se à agência GMP/Webstyler para criar uma campanha de adopção.
“Romanians adopt remainians” é o mote da campanha, fazendo um trocadilho com as palavras “romanian”, que significa “romeno”, e “remainian”, que descreve os britânicos que votaram “remain”, ou seja, “ficar”, no referendo sobre o Brexit. Para dar corpo à campanha foi criado um site dividido em duas partes: de um lado, estão os romenos que podem escolher adoptar um britânico; do outro estão britânicos que querem ser adoptados.
O processo de adopção precisa apenas de uma conta de Facebook para avançar. Assim que o “remainian” é identificado, o site dá-lhe uma nova identidade, tornando-o “romanian”. Como? Basta acrescente o sufixo “escu” ao apelido do britânico em questão.
Mihai Gongu, executive creative director da GMP/Webstyler, garante ao Campaign que já existem mais de 600 voluntários e 160 identidades romenas geradas.