Jornal Pedal já está “sobre rodas”

pedalEm altura de crise internacional no sector dos media, o ano 2012 arranca com uma novidade na imprensa nacional: o lançamento do Pedal, um jornal mensal gratuito que promove a utilização da bicicleta como meio de transporte nas cidades. A publicação será distribuída em Lisboa, Porto, Aveiro e Faro.

Apesar de se afirmar, em termos editoriais, como “um jornal cultural, um instrumento para divulgar e comunicar o que se faz de interessante nas mais variadas disciplinas criativas”, o jornal propõe-se a ir mais além em termos sociais e ideológicos. O Pedal “é também um manifesto, um diálogo de ideias e, ao mesmo tempo, uma tentativa de conseguir trazer para Portugal uma atitude que é banal noutras metrópoles europeias – o uso da bicicleta como meio de transporte”, lê-se no editorial da edição de Janeiro, que marca o arranque do jornal gratuito.

O jornal defende, de acordo com um comunicado enviado às redacções, “a vivência sustentável em espaço urbano e a utilização da bicicleta como transporte prioritário”, esperando que esse movimento “se torne algo real na nossa sociedade e nas mentalidades das pessoas”.

Quanto ao conteúdo, o Pedal inclui “entrevistas e reportagens, com uma aposta forte na fotografia e em ilustrações”. Haverá, ainda, “espaço para editorial de moda, banda desenhada e outros pontos de interesse para a comunidade e simpatizantes da cultura da bicicleta”, lê-se no mesmo documento.

O jornal terá uma tiragem inicial de cinco mil exemplares. Na capital, será distribuído em lojas do Bairro Alto e no Cowork Lisboa, situado na LX Factory. Estará também disponível em lojas de bicicletas e acessórios, bem como em instituições culturais das quatro cidades escolhidas.

Apesar das dificuldades que o sector dos media, sobretudo a imprensa, têm enfrentado, alguns jornais gratuitos têm-se revelado casos de sucesso, e sobrevivido ao longo do tempo. O jornal gratuito bimestral Notícias do Parque, por exemplo, celebrou recentemente dez anos de existência.

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