Jornadas Mundiais da Juventude terão impacto na venda de medicamentos

O Infarmed alertou os operadores que estão envolvidos no circuito do medicamento para um expectável aumento de procura por determinados fármacos durante a realização das Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa. O efeito deverá começar a sentir-se em meados deste mês.

A autoridade nacional do medicamento identificou mais de uma dezena de medicamentos como aqueles que deverão registar uma maior procura durante este período, dada a sua maior utilização pelas faixas etárias mais jovens. De acordo com o Infarmed, numa nota divulgada pela Ordem dos Farmacêuticos, os operadores devem “tomar diligências para assegurar a oferta e o abastecimento” destes fármacos.

Na listagem do Infarmed constam alguns antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, antidiarreicos ou recuperadores da flora intestinal, num total de 16 fármacos. O regulador solicita ainda a “adopção de procedimentos para assegurar o adequado abastecimento do mercado durante o período que antecede a realização das Jornadas”.

Além desta preocupação, a organização das Jornadas Mundiais da Juventude continua a receber candidaturas de profissionais e estudantes da área da Saúde como voluntários para prestar apoio aos participantes e infra-estruturas de saúde que vão estar espalhadas por Lisboa durante a realização do evento, entre 1 e 6 de Agosto, nomeadamente equipas móveis, tenda de socorrismo, posto médico avançado e hospital de campanha.

A campanha de voluntariado está aberta a profissionais e estudantes da área da Saúde e as equipas são constituídas com base nas qualificações e competências de cada voluntário. A organização está assim à procura de médicos enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos ou outros profissionais de saúde com experiência em socorrismo/emergência pré-hospitalar. Os candidatos a voluntários devem completar a inscrição através do formulário de candidatura disponibilizado pela organização.

Artigos relacionados