Johnny Symington passa o testemunho à próxima geração após 40 anos à frente da empresa

Johnny Symington, presidente da Symington Family Estates desde 2019, anuncia a reforma após quatro décadas de trabalho ao lado de várias gerações da sua família. O primo Rupert, da 4.ª geração, que até agora era o CEO, assume a presidência da empresa, enquanto Charles, também primo de Johnny e diretor de produção, partilhará a liderança com Rob, da 5.ª geração, como co-CEO.

Charles continuará responsável pela área de produção de vinhos, enquanto Rob ficará a cargo das áreas comercial, enoturismo, recursos humanos e sustentabilidade. A equipa será reforçada com a presença de seis membros da 5.ª geração: Charlotte, Harry, Anthony, Vicky, Teresa e Hugh, que irão assumir funções nas áreas de marketing, vendas e enoturismo.

A Symington Family Estates passou por várias transformações durante os 40 anos de Johnny à frente da empresa. Sob a sua liderança, as quatro marcas históricas de vinho do Porto da família – Graham’s, Cockburn’s, Dow’s e Warre’s – lançaram diversos produtos premium, com uma abordagem focada em fidelizar os consumidores existentes e atrair novas gerações. Além disso, a marca iniciou a produção de vinhos tranquilos em 1999 e, ao longo dos últimos 25 anos, desenvolveu um portfólio diversificado de vinhos do Douro, Alentejo e Vinho Verde, além de espumante em Hampshire, no Reino Unido.

Outro marco importante da liderança de Johnny foi a forte aposta da empresa no enoturismo, com a expansão de espaços como dois novos restaurantes na Quinta do Bomfim, no Douro, um centro de visitas na Quinta da Fonte Souto, no Alentejo, e um novo projeto em fase de desenvolvimento no Porto.

“Estes últimos 40 anos foram repletos de progresso, inovação e crescimento. A nossa empresa atravessou várias transformações, tornando-se cada vez mais relevante num mercado competitivo e em constante mudança. O que mais me impressionou ao longo destes anos foram as pessoas que fizeram a diferença. A resiliência e a dedicação da equipa durante a pandemia foram notáveis. Confio plenamente nas pessoas que me vão suceder e no futuro da empresa. O nosso legado de qualidade e fiabilidade continuará a ser o alicerce da nossa marca, e estou convencido de que continuaremos a adaptar-nos ao mundo, que certamente mudará tanto ou mais nos próximos 40 anos como mudou nos últimos”, diz Johnny Symington.

Johnny nasceu no Porto, em 1960, e é da 4.ª geração da família envolvida no setor do vinho do Porto. A sua ligação ao vinho remonta a mais de 300 anos, através da sua bisavó paterna, Beatriz Leitão de Carvalhosa Atkinson. Após concluir os estudos em Portugal e Inglaterra, trabalhou em Londres antes de regressar a Portugal, em 1985, para integrar a empresa familiar. Pouco depois, foi nomeado diretor comercial e, em 1994, assumiu a direção-geral conjunta. Ao lado do pai, tios e primos, foi um dos responsáveis pelo extraordinário crescimento da Symington Family Estates. De 2005 a 2013, foi cônsul honorário do Reino Unido no Porto, e foi condecorado com a Ordem do Império Britânico (MBE) pela Rainha Isabel II, em reconhecimento pelo seu trabalho em prol da comunidade britânica no norte de Portugal. Em 2019, assumiu o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Symington.

Artigos relacionados