Jogos Olímpicos: a segunda marca mais valiosa do mundo

A marca “Jogos Olímpicos” regista em 2012 um valor de marca de 47,6 mil milhões de dólares, representando um crescimento de 87% desde os Jogos Olímpicos de Beijing, em 2008, data em que a marca foi avaliada em 25,.4 mil milhões de dólares. Assim, de acordo com o “Global 500 Rank”, estudo desenvolvido pela Brand Finance, “Jogos Olímpicos” é a segunda marca mais valiosa do mundo, antecedida apenas pela Apple, que regista um valor de marca de 70,6 mil milhões de dólares.

Para David Haigh, CEO da Brand Finance «não há qualquer dúvida de que a marca ‘Jogos Olímpicos’ é um formidável  gerador de valor e representa um enorme valor para o país organizador, esperando-se que produza um beneficio líquido para a economia inglesa de mais de 25 mil milhões de dólares».

A marca “Jogos Olímpicos” é mais valiosa do que qualquer uma das principais patrocinadores do evento como Samsung (em sexto lugar no ranking com um valor estimado de 38,6 mil milhões de dólares), GE (sétima posição, 33,2 mil milhões de dólares) e Coca-Cola (oitava posição, 31 mil milhões de dólares).

Segundo a Brand Finance, a marca “Jogos Olímpicos” registou um grande aumento desde os Jogos Olímpicos de Beijing, em 2008. Nestes quatro anos, a receita total cresceu 38%, para os 5,1 mil milhões de dólares e as receitas de transmissão televisiva (que representam dois terços das receitas do Comité Olímpico Internacional) cresceram 51%, para os 3,9 mil milhões de dólares. Já as receitas dos patrocinadores registaram um incremento de 10,5%, reflectindo, eventualmente, as difíceis condições comerciais da recessão que se sente a nível mundial.

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