Joalharia portuguesa faz “travessia” rumo ao futuro digital do sector

“Adaptação” e “resiliência” são “características intrínsecas da joalharia portuguesa” para a Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP), que vai investir um total de seis milhões de euros na retoma das acções de promoção do sector. “Travessia” é a campanha internacional que promete impulsionar o crescimento e a evolução desta área além-fronteiras.

Com lançamento na ExpoDubai no próximo dia 19 de Fevereiro, no Pavilhão Portugal, “Travessia” é da autoria da consultora Silver Lining e conta com a direcção criativa de Mafalda Morais. Pretende ser uma alavanca para a migração digital da joalharia nacional, sem se desvincular dos valores que “caracterizam e diferenciam este sector”, explica, em comunicado, a AORP.

«Vivemos um período de evolução e de rápida migração digital, com a tecnologia a assumir um papel cada vez mais central na sociedade. Também na área da joalharia, o digital ganha espaço na criação (indústria 4.0), na distribuição (e-commerce) e na comunicação (redes e canais digitais). Esta campanha é, por isso, uma forma de a AORP se servir, em particular, do Dubai e do Médio Oriente como porta de acesso ao mercado asiático, para levar o melhor deste sector nacional ao mundo. Em cinco anos, prevemos alcançar uma taxa de crescimento de exportações de 10% nesta área geográfica e ambicionamos que esta ‘Travessia’ seja uma forma de aproximar essas expectativas», explica Nuno Marinho, presidente da AORP.

Criada especialmente para a campanha que se apresenta na exposição mundial com sede na cidade dos Emirados Árabes Unidos está a colecção “Crossings”, que se inspirou no mar. A sua produção contou com a contribuição de cinco industriais de ourivesaria portuguesa, representando a nova geração, investida na inovação tecnológica.

Estes prepararam peças únicas para o propósito, destacando as áreas da arte, da cultura e do desporto em parceria com embaixadores portugueses: Jéssica Pina, cantora e trompetista, em conjunto com a Tavares 1922; Gustavo Ribeiro, skater, em conjunto com a Mesh; Gaspar Varela, guitarrista, com a Farilu; Blaya, artista musical, em parceria com a Juliana Bezerra Jewellery; e Rafael Morais, actor, como parceiro seleccionado pela Magajoias.

De acordo com a associação, o mercado da ourivesaria e joalharia registou, em 2020, valores superiores a 110 milhões de euros na balança das exportações do País, com França, Espanha, Alemanha, Suíça, EUA e Hong Kong entre os principais mercados, culminando num volume de negócios total do sector que ultrapassa os 663 milhões de euros.

 

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