Jerónimo Martins: presença internacional é eixo principal de crescimento
Num encontro com investidores que teve lugar esta manhã em Lisboa, o Grupo Jerónimo Martins identificou como suas prioridades estratégicas para o período 2012-2014 a concretização do potencial da Biedronka, em primeiro lugar, e a criação de condições que garantam o crescimento do negócio no longo prazo, em segundo.
“O cumprimento da segunda prioridade passará pelo investimento, anunciado no passado dia 27 de Outubro, na Colômbia, como terceiro pilar de crescimento”, refere a empresa em comunicado. Nos próximos três anos, o Grupo estima investir na Colômbia cerca de 400 milhões de euros, reservando para a Polónia a larga maioria (70%) dos cerca de 2,2 mil milhões de euros de investimento acumulado que prevê fazer no período 2012-2014. Segundo a empresa, “a escolha da Colômbia surge na sequência de um profundo estudo que identificou boas oportunidades, designadamente ao nível do preço dos produtos alimentares, para o desenvolvimento da distribuição moderna neste país, onde os mercados de rua e as cadeias locais independentes representam ainda a maior parte do mercado do retalho alimentar”.
O Grupo Jerónimo Martins entrará no mercado colombiano com uma organização própria e um modelo definido, prevendo abrir as primeiras lojas no país em 2012. “Do formato de loja ao sortido, passando pela estratégia de pricing, a dinâmica de ajustamentos que a equipa de gestão está preparada para implementar deverá permitir ao Grupo, até ao final do quinto ano de actividade na Colômbia, conquistar o Top 3 do mercado do retalho alimentar”, lê-se no comunicado de imprensa.