JCDecaux ganha exclusividade publicitária dos 26 aeroportos da Arábia Saudita
A JCDecaux, empresa francesa de publicidade outdoor, confirmou que a sua filial saudita JCDecaux ATA ganhou o contrato de concessão publicitária exclusiva dos 26 aeroportos da Arábia Saudita, por um período de 10 anos.
O acordo é uma joint venture detida em 60% pela JCDecaux e em 40% pela ATA e cobre 4 aeroportos internacionais na Arábia Saudita: o aeroporto internacional King Abdulaziz de Jeddah, o aeroporto internacional King Fahd de Dammam, o aeroporto internacional King Khaled de Riyad e o aeroporto internacional Prince Mohammad Bin Abdulaziz de Médine. A estes, somam-se 22 aeroportos nacionais.
Com cerca de um quarto do total de reservas mundiais de petróleo, que permitem o financiamento de infra-estruturas e projectos de investimento na ordem das centenas de milhares de milhões de dólares, a Arábia Saudita é uma das economias mais prósperas da região do Médio Oriente e do Norte de África.
Os 26 aeroportos mostraram um crescimento robusto e contínuo, contando no seu conjunto com 45,3 milhões de passageiros em 2009, sendo que 39,4 milhões viajaram através dos 4 aeroportos internacionais. Ao mesmo tempo, o tráfego de passageiros no Médio oriente apresentou o crescimento mais elevado do mercado global e um incremento de 7,1% em 2009. Ainda nesse ano, a JCDecaux afirma ter chegado a 33% dos passageiros aéreos de todo o mundo através das suas plataformas de publicidade em aeroportos, o que representa um total de 1,430 milhões de passageiros dos 4,378 milhões de pessoas que viajaram por via aérea, mundialmente.