JCDecaux adquire Cemusa por 80 milhões

JCDecaux-Aeropuerto-Mallorca-2_rsA JCDecaux, a maior companhia de publicidade exterior do mundo, chegou a acordo com o grupo espanhol FCC – Fomento de Construcciones y Contratas para a compra da totalidade do capital da Cemusa por 80 milhões de euros.

Em comunicado enviado à CNMV, a autoridade reguladora do mercado espanhol, a FCC confirma o negócio e adianta que a operação “está sujeita às condições de regulamentação do mercado habituais para este tipo de contratos e não se estima que gere mais-valias significativas”. A empresa espanhola, que tem desde o ano passado Bill Gates como um dos seus principais accionistas, já tinha anunciado os planos para vender a Cemusa com o objectivo de reduzir a sua dívida.

Criada em 1984, a empresa de mobiliário urbano e outdoor Cemusa opera nos Estados Unidos da América, Brasil, Espanha, Portugal e Itália. Com mais de 57 mil painéis publicitários, a empresa gerou em 2013 receitas no valor de 142 milhões de euros. Já a JCDecaux detém mais de um milhão de suportes publicitários em cerca de 60 mercados em todo o mundo, e facturou no ano passado 676 milhões de euros.

“Esta aquisição permite estabelecer e desenvolver a presença da JCDecaux em cidades de topo como Nova Iorque, Rio de Janeiro, Brasília, Madrid, Barcelona, Lisboa e Génova, e em 41 aeroportos espanhóis, incluindo os de Madrid e Barcelona”, sublinha a JCDecaux em comunicado.

No mesmo documento, Jean-Charles Decaux, co-CEO da JCDecaux, refere que o negócio irá «implicar novos investimentos nos países do Sul da Europa, de forma a melhorar a nossa oferta comercial num sector altamente competitivo, com um mercado de TV consolidado e um sector de internet em crescimento acelerado».

Artigos relacionados