Jay Z, Madonna e Rihanna juntos pelo futuro da indústria
O Tidal, serviço de streaming de música, foi comprado por Jay Z à empresa sueca Aspiro. Agora, o produtor norte-americano reuniu um conjunto de artistas e bandas com o objectivo de promover o serviço, que pretende concorrer com empresas como a Spotify, cujo modelo de negócios tem sido alvo de críticas dentro da indústria musical.
Alicia Keys, Arcade Fire, Beyoncé, Coldplay, DaftPunk, deadmau5, Jack White, Kanye West, Madonna, Rihanna e Usher são apenas alguns dos nomes que se associaram a Jay Z e ao seu projecto. Os artistas reuniram-se, em Nova Iorque, para um dia que caracterizaram como “histórico” e onde assinaram uma declaração para a defesa do Tidal. «A nossa missão vai para além do comércio e da tecnologia», afirmou Alicia Keys.
Para além da cerimónia, foi implementada uma campanha nas redes sociais, como o Facebook e Twitter dos artistas que estão presentes na declaração, onde as fotos de perfil uniram-se numa imagem azul-bebé (a cor do logótipo da Tidal) e as mensagens acompanhadas pela hashtag #TIDALforALL. Milhões de pessoas partilharam, em simultâneo, um teaser.
O objectivo da Tidal passa por poder concorrer com o líder de mercado, o Spotify, que conta com 15 milhões de assinantes. Apesar de ter uma versão paga (sem publicidade) e distribuir parte dos seus rendimentos pelos artistas e editoras, alguns membros da indústria têm criticado o serviço, por sentirem que não são devidamente compensados ao nível financeiro.
Quanto ao Tidal, promete diferenciar-se pela qualidade do som e também pelo acesso a conteúdos exclusivos, como músicas, álbuns e peças editorias, dos artistas que se associaram ao projecto. O serviço de subscrição apresenta ainda uma nova modalidade de 6,99 euros por mês – metade do valor aplicado antes da aquisição do serviço por Jay-Z -, para poder facilitar a sua penetração no mercado. Mantém-se ainda a modalidade de 13,99 euros por mês para aqueles que queiram obter os mesmos conteúdo, mas com alta qualidade – semelhante à dos CD’s, garante a empresa.
Veja o video da cerminónia: