Jardins de Lisboa voltam a abrir em Setembro: dos piqueniques aos eventos nocturnos
Está a chegar a 8.ª edição dos Jardins Abertos, festival que visa levar os lisboetas (e não só) aos jardins da cidade, prontos para receber piqueniques, passeios à luz do sol ou eventos nocturnos. Esta nova edição irá decorrer nos fins-de-semana de 4/5 e 11/12 de Setembro.
Além de passeios mais descontraídos, a programação dos Jardins Abertos também propõe actividades de jardinagem, sustentabilidade e consciencialização ambiental. A ideia é estimular uma relação positiva com a natureza em contexto urbano, sendo que algumas das acções poderão ser acompanhadas também em formato virtual.
“Este projecto, que começou timidamente como um percurso guiado e 80 participantes, lançou raízes e cresceu, contando mais de 200 mil participações no último ano”, adianta a organização em comunicado.
Inteiramente gratuito, o festival vai passar por locais como o Jardim da Procuradoria-Geral da República, Estufa Fria, British Cemetery, Jardim Gulbenkian, Parque Botânico Monteiro-Mor, Quinta Pedagógica dos Olivais ou Jardim da Estrela, entre outros. Junta-se ainda o Tropicalixboa, o único jardim secreto desta edição.
Está previsto também o regresso da iniciativa Varandas Verdes, através da qual os residentes de Lisboa são incentivados a decorar as fachadas dos prédios, transformando-as em verdadeiros jardins verticais. Quem quiser participar, poderá contar com o apoio da Planta Livre.