“Janeiro sem álcool”. Campanha sugere resolução saudável para 2025

Com o objectivo de consciencializar para a doença hepática alcoólica, a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) lançou uma campanha que desafia os consumidores a evitarem consumir bebidas alcoólicas.

“Em janeiro, liga-te à vida” é o mote desta campanha que decorre ao longo deste mês nas redes sociais da associação, com o intuito de alertar os jovens, sobretudo, para os danos relacionados com o consumo excessivo de álcool. «Com este desafio, queremos motivar os jovens e adultos portugueses a adoptarem um estilo de vida mais saudável durante todo o ano. É particularmente preocupante o consumo de álcool entre os jovens, sobretudo no contexto da vida social e nocturna», afirma em nota de imprensa Arsénio Santos, presidente da APEF.

De acordo com o relatório “Comportamentos Aditivos aos 18 anos”, realizado pelo Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD) , há um elevado consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens com 18 anos em Portugal, sendo a sua prevalência mais expressiva no sexo feminino (80%) do que no sexo masculino (77%).

O elevado consumo de álcool pode trazer graves consequências para a saúde, principalmente para o fígado. «Entre as principais consequências estão a esteatose hepática, mais conhecida como fígado gordo, a hepatite alcoólica e a cirrose hepática. Além disso, há também consequências indirectas, como as provocadas por acidentes de viação», alerta Arsénio Santos.

A iniciativa “Janeiro sem álcool” ocorre em simultâneo em vários países, desde 2013. Em Portugal, é a quarta vez que o desafio é promovido.

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