Jaba Recordati: Precisa de um boost de energia?

Actualmente, a maioria da população deseja manter um estilo de vida saudável. Queremos praticar exercício regularmente, estudar e ainda reunir tempo e energia suficientes para darmos atenção a nós próprios, aos que nos são mais próximos – e, se possível, à noite, vermos a última série em voga. Muitas vezes, os sinais de exaustão, de cansaço ou de fadiga estão presentes no nosso dia-a-dia e só precisamos de algo que actue rapidamente no organismo para repor esta energia. Guronenergy® apresenta a solução.

Integrando o portefólio da Jaba Recordati, Guronenergy® é um complexo multivitamínico com cafeína, enriquecido com taurina e vitaminas do complexo B e C, que contribuem para o normal metabolismo produtor de energia e para a redução do cansaço e da fadiga, aumentando os níveis de concentração e performance muscular. Trata-se de um produto não sujeito a prescrição médica, indicado para desportistas e pessoas activas, no geral, que precisem de um boost de energia em algum período de tempo ou antes de um esforço físico ou mental.

Pela sua composição, os benefícios de Guronenergy® são múltiplos. A cafeína, conhecida por ser a principal componente do café, é um estimulante psíquico que melhora tanto a sua capacidade física como a mental. Já a taurina é uma substância que reforça o metabolismo energético das células musculares, melhorando a performance como um todo. Estas duas substâncias, em conjunto com a glucoronalactona (um desintoxicante hepático) e as vitaminas C e B (inulina e colina) constituem um suplemento alimentar que ajuda a reduzir tanto o cansaço excessivo como a sensação de fadiga, bem como a garantir o normal funcionamento do sistema nervoso e do imunitário.

«O principal factor diferenciador de Guronenergy® é o efeito no próprio dia – sente-se um boost de energia após a toma», garante Ana Muche, Product manager da Jaba Recordati. «Guronenergy® tem um posicionamento único no segmento da energia para quem pratica exercício físico ou tem uma actividade física ou mental muito exigente, mas também para quem precisa de um boost de energia para épocas intensas de exames académicos», exemplifica.

Apesar de tudo, Guronenergy® destina-se a complementar e/ou suplementar um regime alimentar normal, não dispensando a adopção de outros comportamentos saudáveis, alerta a empresa. De acordo com a Universidade de Harvard, há cinco dicas que podemos seguir para termos mais energia no dia-a-dia: controlar o stress (através de meditação ou ioga, por exemplo); ter menos “to do’s”, ou seja, definir prioridades; fazer exercício físico; dormir bem (oito horas de sono por dia); e ter uma alimentação saudável.

NA MÚSICA E NO DESPORTO

Guronenergy® foi lançado no mercado português pela empresa farmacêutica Jaba Recordati em 2019. Tratou-se da primeira extensão de linha, em mais de 50 anos, da marca Guronsan®, reconhecida no mercado, permitindo à Jaba Recordati posicionar-se no mercado de produtos energéticos.

As duas marcas assumem um posicionamento distinto e complementar no mercado. «Guronenergy® tem um posicionamento único de energia para quem pratica exercício físico ou tem uma actividade física ou mental muito exigente, enquanto o Guronsan® é um desintoxicante hepático, para todo o tipo de excessos», explica Ana Muche.

A Jaba Recordati tem vindo a desenvolver um amplo plano de comunicação e activações no sentido de consolidar (e diferenciar) ambos os posicionamentos. «A marca Guronsan® é top of mind, o que lança um desafio para a Recordati com a marca Guronenergy®, que necessita de se diferenciar. Assim, é importante investir em acções de activação de marca para comunicar os benefícios de boost de energia versus o poder desintoxicante (excessos) do Guronsan®», salienta a Product manager da Jaba Recordati.

Nesse sentido, a empresa tem previsto um vasto plano de activações da marca Guronenergy® para este ano. Desde logo, a marca vai voltar a estar presente no território dos festivais de música de Verão, com o apoio ao Festival F, que decorrerá entre 7 e 9 de Setembro em Faro. Os festivais têm sido plataformas importantes para realizar activações com acções de sampling, que dão a conhecer o produto junto de um target jovem, mas Guronenergy® tem vindo a desenvolver outras acções de activação e patrocínio nesta área, através, por exemplo, do apoio a escolas de música. No passado dia 16 de Abril, apoiou um tributo aos Beatles sob o mote “All you need is… Guronenergy®”.

No território do desporto, a marca vai, pela primeira vez, apoiar o World Bike Tour 2023, evento que está agendado para o dia 9 de Julho. Esta iniciativa levará milhares de pessoas a fazerem um passeio em bicicleta de 19 km de Lisboa até Oeiras, sendo que Guronenergy® estará presente como um aliado de todos os que precisem de um boost de energia para completar este desafio.

Além destas acções de activação, Guronenergy® tem vindo a desenvolver parcerias com microinf luenciadores, tendo já uma acção prevista para Junho próximo, onde vai reunir alguns influenciadores de social media dedicados a conteúdos de lifestyle. «Neste evento, serão realizadas actividades que ligam os valores da marca Guronenergy® com cada um dos influenciadores, de uma forma personalizada (marketing sensorial)», adianta Ana Muche. «2023 é o ano do relançamento da marca Guronenergy®. Vamos ter uma aposta clara numa estratégia digital apoiada em acções de activação da marca junto dos seus públicos-alvo (desportistas, pessoas activas com tarefas diárias exigentes) e microinfluenciadores nas redes sociais a darem testemunho da sua experiência e os benefícios do Guronenergy ® na sua vida», acrescenta.

Além de todas estas acções, a marca tem vindo a apostar na área da literacia em Saúde, desenvolvendo diversas acções de promoção de um estilo de vida activo, não só através dos treinos e dicas que publica semanalmente nas redes sociais (Instagram), como também de uma parceria com a cadeia de ginásios Holmes Place.

CONTINUAR A CRESCER

No mercado português, a categoria de suplementos alimentares «tem vindo a crescer de uma forma moderada, tendo sido impactada com os anos da pandemia de Covid-19», conforme refere Ana Muche. Estando presente numa categoria muito competitiva, onde concorre com muitos outros produtos multivitamínicos que se posicionam na área da energia, a marca Guronenergy® detém uma quota de mercado de 3% (IQVIA, MAT Mar 2023). «No entanto, temos perspectivas de aumentar [a quota de mercado] nos próximos anos», frisa a Product manager da Jaba Recordati.

Além de toda a aposta em Marketing e Comunicação, o plano de crescimento passa por alargar os pontos de distribuição da marca. Actualmente, Guronenergy® está disponível no canal farmácia e parafarmácia e pode ainda ser adquirido através do website da Jaba Recordati, que reencaminha automaticamente para uma farmácia parceira.

Contudo, este mercado «ainda está em desenvolvimento no canal farmácia, embora ainda haja muita procura junto às marcas de suplementação desportiva», salienta Ana Muche. «Neste momento, estamos a considerar a hipótese de abordar novos canais», além de reforçar a presença nas farmácias, adianta a responsável da marca.

Quanto às vendas online, tiveram uma «boa adesão por parte dos consumidores, devido aos hábitos de compra criados durante a pandemia e que se mantiveram em algumas categorias de produtos, como a suplementação», afirma Ana Muche, ressalvando, contudo, que «o peso do online ainda não é significativo, mas estimamos que venha a evoluir nos próximos anos». «Aqui ainda temos um caminho a percorrer para ter o produto disponível em todas as farmácias e cada vez mais próximo do consumidor», conclui.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Saúde”, publicado na edição de Maio (n.º 322) da Marketeer.

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