Nova aposta no mercado

MARKETEER CONTENTS

Após 50 anos, a guronsan® conta com uma extensão de linha, materializada com a introdução do guronenergy®. Este produto permitirá posicionar a jaba recordati no mercado de produtos energéticos, apontando aos desportistas e praticantes de actividade física

Guronsan®, embora sendo um produto de venda não sujeito a prescrição médica, é um medicamento. Este facto garante ao consumidor que se trata de um produto de elevadíssima qualidade e sujeito a um apertado sistema de farmacovigilância, mas de igual forma origina um conjunto de restrições que condicionam não só a comunicação, mas também o desenvolvimento de extensões de linha.

Pela primeira vez em 50 anos, a marca Guronsan é alvo de uma extensão de linha, com a introdução do produto Guronenergy. «Com Guronenergy® tivemos de desenvolver um produto completamente novo que cumprisse dois objectivos fundamentais: um nível de qualidade similar ao de Guronsan® e uma composição química que lhe permita ser classificado como suplemento alimentar e assim não estar condicionado às limitações inerentes ao estatuto do medicamento», refere Rui Rijo Ferreira, director de Marketing da Jaba Recordati. Guronsan® é um desintoxicante hepático para uso diário ou em SOS após algum excesso ou estado de fadiga.

Na sua composição, a glucuronamida actua favorecendo e aumentando a eliminação das toxinas endógenas e exógenas, e o ácido ascórbico permite a reposição dos níveis de vitamina C nos valores adequados.

No entanto, nos últimos anos a marca ficou muito associada à ressaca alcoólica, que é apenas uma das situações onde o produto poderá ser utilizado. «Por outras palavras, o produto ficou ligado a um nicho de mercado que lhe confere muita notoriedade, mas também o limita. Temos vindo a corrigir este posicionamento percebido pelo consumidor, mas dissonante do pretendido pela Jaba Recordati», refere Rui Rijo Ferreira.

Deste modo, Guronenergy® irá ajudar a marca nesse sentido, pois vai posicionar-se nos mercados dos produtos energéticos. Tem uma formulação enriquecida com taurina e complexo vitamínico B, conferindo-lhe uma dupla acção: um rápido “boost” de energia (cafeína & taurina & Vitaminas B) mas, simultaneamente, ajuda a recuperar rapidamente do esforço devido à acção da glucoronalactona e vitamina C. Guronenergy® destina-se, então, ao segmento de consumidores que procura produtos energéticos, nomeadamente desportistas e indivíduos de ambos os sexos que praticam actividade física regular. «Guronenergy® é um Guronsan® energético. Produz um rápido e duplo efeito energético, que pode ser utilizado como um “boost” de energia e recuperador do cansaço físico. Acreditamos que terá uma boa adesão do nosso público-alvo», vinca o director.

Este produto foi anunciado, no ano passado, como GuronsanEnergy. Contudo, de acordo com a legislação, como se trata de um suplemento alimentar, a Jaba Recordati entendeu que marca não se deveria confundir com a de um medicamento. «Embora o sufixo Energy o diferenciasse e existam no mercado muitas situações idênticas, existia o risco de o regulador assim não o entender.

A Jaba Recordati, por essa razão, decidiu alterar o nome preventivamente», refere Rui Rijo Ferreira. Disponível no mercado português a partir deste mês, Guronenergy® é apresentado numa embalagem em tudo semelhante à do Guronsan®, com 10 comprimidos eferves-centes. Guronenergy® vai ser distribuído pelos canais habituais, devendo estar presente em todas as farmácias, parafarmácias e espaços de parafarmácia nos centros comerciais e supermercados.

Novas possibilidades

Perante a possibilidade da existência de canibalização de vendas entre Guronsan® e Guronenergy®, Rui Rijo Ferreira assume estar ciente dessa possibilidade, que descreve como um risco calculado. «Irá sempre acontecer, mas acreditamos que a introdução de Guronenergy® irá acrescentar valor logo no primeiro ano de lançamento.

E, nos anos seguintes, esse acréscimo de vendas para a categoria vai ser ainda maior. Os posicionamentos serão ligeiramente diferentes e os targets e meios a utilizar para a comunicação das marcas também terão ligeiras diferenças.

Por outras palavras, procuramos alargar a actual base de utilizadores de Guronsan®», refere o director, acrescentando que, embora canibalize marginalmente o Guronsan®, as duas marcas juntas irão fazer crescer o negócio da Jaba Recordati nesta categoria em 11%.

Uma vez que Guronenergy® está registado como suplemento alimentar e, como tal, não está sujeito à Lei do Medicamento, verifica-se uma maior liberdade em termos comunicacionais. Perante este cenário, a grande diferença nas estratégias de Guronsan® e Guronenergy® passa pela possibilidade de sampling. «Temos feito uma série de activações de marca em diferentes eventos desportivos ou culturais. No entanto, em nenhum deles, podemos fazer sampling, apenas divulgação de marca e de conceito. Com Guronenergy® será diferente», vinca o responsável.

Na vertente de eventos e patrocínios, a Jaba Recordati tem previsto um ano de 2019 com uma forte presença nas festas de Verão, no Algarve, e no Festival F em Faro.

Boas perspectivas para o futuro

Rui Rijo Ferreira descreve os suplementos alimentares como um mercado fortemente competitivo.

Neste, o segmento dos energéticos é muito importante, mas os seus produtos encontram-se, fundamentalmente, nas lojas especializadas. «Nós somos uma companhia farmacêutica, regemo-nos por padrões de qualidade e por regras de compliance das mais exigentes quando comparadas com outro qualquer sector. Esta é seguramente uma vantagem competitiva para a conquista da confiança do consumidor», explica o director de Marketing.

Tendo a marca celebrado 50 anos recentemente, Rui Rijo Ferreira revela que se trata de um percurso de sucesso, com vários momentos de destaque, tornando-se difícil de eleger os principais marcos da empresa. «Ao longo destes 50 anos a marca sofreu inúmeras mudanças, obteve tantos prémios e um nível de notoriedade tal, que destacar momentos é um exercício muito difícil.

Talvez destaque o facto de que, para qualquer marketeer, trabalhar Guronsan® é sempre um marco na carreira», finaliza o director de Marketing da Jaba Recordati.

Artigos relacionados